domingo, 30 de novembro de 2008

MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo


MixBook é mais uma ferramenta para a criação de livros virtuais, porém ela trás um diferencial, a criação dos livros pode ser realizada de forma colaborativa. Isso significa que o MixBook permite que grupos de pessoas construam, em conjunto, um livro virtual, partilhando suas criações on-line.

1º passo: crie um livro e convide seus amigos para participar;
2º passo: adicione suas fotos e comentários e convide seus amigos a adicionar suas coleções;
3º passo: colaborativamente, o livro vai sendo criado.

MixBook permite que o criador do livro controle cada aspecto inserido, possibilitando editar ou excluir qualquer página adicionada. Esta é uma ferramenta fácil de utilizar e totalmente on-line, não necessitando realizar download de software. Além disso, contamos com diversos recursos para a criação de um belo layout para nosso MixBook.

Ainda não criei meu MixBook, mas escolhi um livro sobre temas de Geografia que achei bem legal e que acredito transmitir as possibilidades desta ferramenta:

Mixbook - Create Beautiful Photo Books and Scrapbooks! | View Sample Photo Books | Create your own Photo Book


Podemos aproveitar este recurso para ilustrar um determinado assunto ou como forma dos alunos expressarem o que aprenderam sobre um determinado tema, ou ainda, para sistematizar uma pesquisa em grupo, ou .... tudo mais que a imaginação e criatividade nos possibilitarem.

Boas Criações Compartilhadas!!!!!





Posts Relacionados:
Issuu - Criar Livros Virtuais
LivroClip - O Livro Animado na Sala de Aula
Tikatoki - Livros Infantis
Calaméo - Publicações Online
VCasmo - Apresentações Multimídia
VoiceThread - A História atrás da Foto
Glypho - Continue a História

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FrançAventure - Aprendendo Francês de Forma Divertida


FrançAventure é um recurso educacional interativo, produzido a partir de uma parceria do Ministério da Educação da Espanha e as CCAA, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo Francês, possibilitando, com isso, o uso desta língua em situações habituais de comunicação, iniciando um processo de utilização correta da pronúncia e da gramática.

Este recurso foi projetado com um caráter lúdico e criativo para ser adaptado às diferentes necessidades de estudantes e professores, bem como às diferentes etapas do aprendizado. Assim, está estruturado em três níveis progressivos de aprendizagem (inicial, intermediário e avançado).


Cada nível encontra-se dividido em unidades e seu estudo será orientado por determinados personagens. Tanto no nível 1, como no nível 2, é a Família Brunot que orienta o aprendizado. No nível básico, Monsieur Brunot e sua esposa Sylvie vivem em Roubaix, ao norte da França, com seus filhos: Emma, Louis e Audrey. O pai é professor em uma escola onde estudam seus dois filhos de 13 e 15 anos. Sylvie, é atriz e Emma, a mascote da turma.

Vamos lá pessoal. Vamos viver as aventuras que a família Brunot nos propõe e, ainda, aprender o belíssimo Francês???

Boas FrançAventuras!!!!





Posts Relacionados:
ESL Vídeo - Desenvolvendo a Compreensão Auditiva
Sub Inglês - Aprenda Inglês Cantando
Yappr - Aprenda Inglês Assistindo Vídeos

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

DualPage - Abrindo duas páginas ao mesmo tempo

DualPage é uma opção para quando necessitamos comparar o conteúdo de dois sítios ou queremos ter em nossa tela a imagem destes sítios simultaneamente. Este serviço permite abrir duas páginas ao mesmo tempo na tela do computador, dessa forma ocupamos menos recursos do que quando abrimos o navegador de Internet duas vezes. Parece-me adequado para quem possui uma tela widescreen e bastante útil para o trabalho na área de desenho gráfico.

As duas páginas abertas funcionam de modo totalmente independente, basta digitar os endereços desejados e navegar. Abri duas páginas do sítio que trouxe esta dica: Wwwhat's new, uma em português e outra em espanhol.


Boas Duplas Navegações!!!!!

domingo, 23 de novembro de 2008

OSAlt - Alternativas gratuitas para softwares proprietários

"Dica www"

Utilizar softwares de código aberto trazem inúmeras vantagens aos usuários. Estes softwares são sempre gratuitos, constituindo-se aplicações que nos permitem conhecer todos os códigos fonte, o que possibilita que estes produtos sejam sempre melhorados e adequados ao uso que se pretende fazer deles. Por isso, cada um destes produtos conta com uma grande rede de usuários que buscam constantemente o seu aperfeiçoamento, respondendo a todas as questões que se propõem em relação a eles.

Assim, OSAlt surge como uma alternativa de código aberto, oferecendo um guia, constantemente atualizado, de programas open source (código aberto) que podem perfeitamente substituir softwares proprietários. Ao navegar no sítio, podemos encontrar o programa "código aberto" substituto e comparar vantagens e desvantagens ao respectivo softaware comercial, bem como verificar o sistema operacional no qual o programa é suportado.


O sítio pode ser acessado em Inglês e Espanhol.
Vale a pena visitar ... OSAlt

Boas Alternativas!!!!

sábado, 22 de novembro de 2008

SumoPaint - Editor de Imagens Online


Editando Imagens "nas nuvens"

Hoje encontrei este editor de imagens e fiquei maravilhada com os recurso que ele oferece. O SumoPaint é comparável ao PhotoShop e está disponível na rede para edição online, isto significa que não é necessário baixar e nem instalar nada no computador para poder usá-lo. Tudo que precisamos é de um navegador (Explorer, Firefox, Opera, etc) com suporte a Flash e uma conexão internet, banda larga preferencialmente.

Com inúmeros recursos de edição como filtros, efeitos, transparência, zoom e camadas, permite trabalharmos desenhos profissionalmente. O SumoPaint oferece praticamente todas as ferramentas utilizadas no PhotoShop ou no Gimp. Inclusive o design do desktop é muito semelhante.


O SumoPaint permite criar ou editar imagens que estejam em nosso computador. Ao terminar poderemos escolher se desejamos salvar no computador ou armazenar nos servidores do Sumô Paint.

Ainda é possível, na web, ver galerias de trabalhos realizados pelos usuários, apenas como exemplo do poder de esta aplicação.

Vale a testar esta ferramenta e explorar todo o potencial que ela oferece.

Boas Edições!!!!!





Posts Relacionados:
Gimp - Edição de Imagens
Dabbleboard - Lousa Digital
Iimmgg - Gerenciando Imagens
OnLine Image Converter - Convertendo Arquivos de Imagem
Crie seu avatar Mangá
Tag Galaxy - O Universo das Fotos
Jing - Capture e Compartilhe Imagem e Vídeo

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Glogster - Ciando Poster Online

Com um conceito diferente e interessante, o Glogster oferece um serviço de criação de pôsteres. É possivel Adicionar fotos, textos, vídeos, música favorita, além de inúmeros enfeites, como desenhos, para deixar tudo do seu jeito. É um ótimo local para montar um mural de fotos, criar atividades, montar webquest, divulgar um trabalho, criar um blog diferente ou simplesmente mostrar alguma experiência .



Bons Posters!!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ScreenToaster - Gravando a tela em um Clique


ScreenToaster é um serviço web2.0, totalmente gratuito, que possibilita gravar a tela do computador com muita facilidade, simplicidade e rapidez para depois compartilhar e publicar na rede.

Registrar, passo a passo, o que estamos fazendo no computador, muitas vezes é de grande utilidade quando pretendemos mostrar como realizar uma determinada ação em um software. ScreenToaster não apenas registra o que fazemos em nossa tela, mas também guarda o resultado em um formato Flash (menos pesado que o .avi utilizado pela maioria dos serviços similares) e o torna disponível na internet, sem a necessidade de fazermos upload, assim podemos enviar por e-mail ou publicar em blogs e webpages.

Ao contrário de outros aplicativos semelhantes, com ScreenToaster não é necessário baixar ou instalar qualquer software no computador para utilizá-lo. Basta realizar o registro e fazer as gravações.

Por enquanto, o serviço só pode ser acessado por convite que deve ser solicitado pela própria homepage.

Como modelo peguei um tutorial do Gimp gravado com esta ferramenta:




Dica: Wwwhat's new

Boas Gravações!!!!!






Posts Relacionados:
Hellodeo - Gravação de Vídeo Online
BubblePly - Legendando Vídeos
Flektor - Super Ferramenta para Conteúdo Online
Omnisio - Edição de Vídeos
Asterpix - Hipertexto em Vídeo / Hipervídeo
Animoto - Produção de VídeoClipe
VideoSpin - Editor de Vídeos

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PRAL - Portal de Relacionamento Professor/Aluno


O PRAL é um portal de relacionamento educacional que possibilita estudantes e professores interagirem por meio de diversas ferramentas.

Os professores podem:
comunicar-se com seus alunos
divulgar materiais, notas, datas...
conhecer professores e alunos de todo país
criar páginas para suas turmas
gerenciar e compartilhar seus compromissos
criar provas e jogos online
gerar um banco de questões
usar um editor colaborativo
...e muito mais!

Os alunos podem:
comunicar-se com seus professores
fazer amizades
escolher as cores do seu perfil
escrever um miniblog
consultar suas notas e obter materiais
ver as datas importantes de suas turmas
criar sua agenda e compartilhar compromissos
participar de jogos e testes online
cadastrar seu currículo
...e muito mais!



Como funciona:

"Você está na maior rede online que reúne professores e alunos de todas as disciplinas. Neste portal, professores de toda parte e de qualquer nível podem disponibilizar materiais educacionais para download, divulgar trabalhos a serem realizados, criar provas online por meio de ferramentas específicas oferecidas pelo site, publicar notas, utilizar aplicativos diversos, comunicar-se com os alunos por meio de recados ou mensagens de e-mail, fazer amizades com outros professores, e muito mais.

Os alunos, por sua vez, encontram no PRAL uma forma rápida e prática para obter materiais escolares, consultar suas notas, interagir de uma forma dinâmica com seus professores e colegas, participar de jogos e testes online, fazer novas amizades e muito mais!

O PRAL oferece ainda uma eficiente agenda, pela qual os usuários poderão organizar seus compromissos e contatos, assim como compartilhar os seus eventos/compromissos com outros usuários."

Se você é professor, pode criar seu cadastro no PRAL e utilizar gratuitamente os recursos do sítio. Por exemplo, você poderá:

Cadastrar suas turmas e alunos
Divulgar materiais (trabalhos, notas, datas, exercícios...)
Manter contato com alunos e professores de todo país
Utilizar o banco de questões
Gerar provas online para os alunos
Criar jogos para os alunos, através de ferramentas

Se você é aluno, pode criar seu cadastro no PRAL e utilizar gratuitamente os recursos do sítio. Por exemplo, você poderá:

Manter contato com alunos e professores de todo país
Fazer amizades
Obter materiais (trabalhos, notas, datas, exercícios...) de seus professores
Fazer testes online
Participar de jogos criados pelos professores

PRAL no Orkut: clique aqui

Bons Relacionamentos!!!!!





Posts Relacionados:

Yacapaca - Criando Tarefas num Ambiente Virtual
Ardora - Criação de Atividades Escolares para Web
NeoBook - Sistema de Autoria Digital
Cuadernia - Criando Materiais Educativos Digitais
Skoool - Soluções Multimídia