domingo, 22 de junho de 2008

VCASMO - Apresentações Multimídia Online


O VCASMO (video broadcast promotion) é uma ferramenta online que permite a criação de apresentações multimídia com funcionalidades muito interessantes. A primeira diferença com relação a serviços semelhantes está no fato de que cada apresentação gerada através do VCASMO pode possuir 2 quadros de apresentação. No quadro da esquerda é apresentado o vídeo e no quadro da direita o slide correspondente.



O serviço possui qualidades suficientes para se tornar numa referência importante neste segmento, pois permite desde a apresentação simples de álbuns fotográficos à criação de apresentações profissionais, sendo, a aplicação desta ferramenta, uma excelente alternativa numa sala de aula virtual.

Enquanto utilizador registado é possível criar apresentações através do upload dos arquivos. O serviço permite o envio de vídeo, documentos PDF, apresentações Powerpoint, imagens e música. Os uploads possuem um limite diário de 200MB e um limite total de 1GB. Quanto aos arquivos enviados, o limite é 5MB para imagens e 100MB para outros arquivos como vídeo ou apresentações.

O processo de criação de apresentações é relativamente simples. Depois de efetuar o envio dos diversos componentes poderemos escolher quais farão parte da apresentação, a ordem pela qual serão apresentados e qual o intervalo entre cada slide. Em termos de publicação das apresentações o VCASMO oferece também diversas opções, sendo: título, descrição, tags, tipo de acesso (público, privado, por password), categoria, idioma, permissão de comentários, permissões de adição de legendas/traduções, permissões de navegação e impressão dos slides, permissão de inclusão da apresentação em sites terceiros, tipo de transição entre slides e o tipo de direitos associados à apresentação (Creative Commons).


A interface está disponível em Inglês, Chinês e Japonês.
Blog do VCASMO.

Para testar a ferramenta utilizei uma apresentação em Power Point que tinha em meu computador com telas que retratam os costumes do povo gaúcho. Gostei!

Nenhum comentário: