sábado, 14 de junho de 2008

O DNA vai à escola!!


DNA desde o Começo é um recurso multimídia, desenvolvido pela Biosphera, sobre as bases do DNA, da genética e da hereditariedade.

O DNA vai à Escola é um consórcio internacional sócio-educacional que integra diferentes profissionais com o objetivo comum de informar as pessoas sobre o avanço científico, as questões éticas e o desenvolvimento da biomedicina moderna. O maior objetivo da organização é a educação e, dessa forma, se propõe a realizar diferentes atividades práticas para estudantes, professores e o público em geral. Aqui se incluem oficinas práticas, desenvolvimento de atividades em sala de aula e a criação de uma rede onde pessoas de diferentes países e com diferentes opiniões, experiências e formação possam trocar idéias relacionadas ao desenvolvimento e aplicações da pesquisa em biomedicina.


O trabalho está organizado em três grandes categorias: Genética Clássica, Genética Molecular e Controle Genético. Cada categoria trás um conjunto de conceitos, animações relacionadas ao conceito em destaque, uma galeria de imagens, um conjunto de biografias, além de problemas a serem resolvidos e a bibliografia sugerida. Apresenta, entre outros assuntos, a mutação e o genoma, em linguagem acessível e de maneira divertida.

Este recurso é parte do sítio O DNA vai à Escola. A proposta da bióloga brasileira Márcia L. Triunfol permite contemplar o projeto do genoma humano sob a forma de filme, participar de fóruns de discussão, acompanhar boletins semanais sobre genética, acessar links nacionais e estrangeiros sobre o tema e conhecer de perto a bioinformática. Conheça este trabalho!!!!!!


A ONG brasileira ganhou os direitos exclusivos de tradução do DNA from the beginning (DNA desde o começo), criado há alguns anos pelo Nobel de Medicina James Watson e por sua equipe. A versão brasileira do sítio foi financiada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DPDI/Secis), do Ministéria da Ciência e Tecnologia.

Veja também o sítio da Biosphera (produtora do "DNA desde o Começo") onde há diversos vídeos e animações interessantes como este que mostra o DNA em diferentes graus de espiralização:

Nenhum comentário: