domingo, 16 de novembro de 2008

PhotoSynth - Criando Fotografias Tridimensionais


PhotoSynth é uma ferramenta produzida pela Microsoft Live Labs que possibilita construirmos fotografias tridimensionais a partir uma seqüência de imagens que temos em nosso computador. PhotoSynth nasce da união de duas propostas: a capacidade de recosnstruir uma cena ou um objeto a partir da composição de várias fotografias e as tecnologias necessárias para levar esta experiência a qualquer pessoa, através da web.

No PhotoSynth, as fotos tiradas são organizadas em três dimensões, tal qual foi fotografado, permitindo visualizar as fotos nas paisagens como se estivessemos in loco. Se quisermos mostrar algum detalhe que é melhor visualizado de perto, basta tirar fotos mais aproximadas do ponto em questão. Quando o synth, isto é, a montagem tridimensional for realizada, o usuário poderá ver esse ponto como se estivesse dando um zoom.

A partir de avançadas técnicas, PhotoSynth analisa as imagens por suas semelhanças e utiliza estas informações para encontrar e melhor forma final para a composição fotografica que está sendo criada. Para utilizar o serviço basta instalar o plugin e ter uma Windows Live ID (pode ser e-mail hotmail). Infelizmente este serviço só funciona em Windows, ainda não existe versão para Mac ou Linux.

Escolhi como exemplo um Synth das Pirâmides Giza:



A criação do ambiente 3D, bem como o arranjo das imagens, é totalmente automático. Há algumas regrinhas a seguir, mostradas no vídeo abaixo e também no Manual do PhotoSynth, mas mesmo assim, a facilidade continua presente, e é um ponto alto do programa.

Tutorial em vídeo:



Manual PhotoSynth:


Download do Manual:


Acredito que esta idéia possa ter muitas aplicações educacionais, já que trabalha com a leitura e arranjo de imagens e explora a imaginação e criatividade.

Bons Synths!!!!!





Posts Relacionados:
VuVox - Criando Narrativas Audiovisuais
Flektor - Super Ferramenta para Conteúdo Online
ShowBeyond - Contando e Compartilhando Histórias em 3D
FotoTagger - Falando através de Imagens
Nirudia - Fotolog com Mapas
VoiceThread - Conte a História que está por trás de uma Imagem

Nenhum comentário: