domingo, 19 de outubro de 2008

VuVox - Criando Narrativas Audiovisuais

VuVox é uma ferramenta bastante simples de utilizar que, integrando fotografias e sons, permite a criação de narrativas audiovisuais, num ambiente de interação.

O VuVox permite:
  • Importar mídias de diversas fontes on-line ou do próprio computador;
  • Organizar mídias em layouts temáticos;
  • Personalizar a aparência dos temas a partir de um leque de opções de design;
  • Publicar o resultado interativo em um canal próprio ou incorporar em sítios da web.
O diferencial desta ferramenta está na possibilidade de interação com os espectadores, ou seja, após reunir os arquivos de imagens ou vídeo, estes espectadores tem a liberdade de navegar na mídia a partir de suas próprias escolhas. No VuVox as imagens fazem parte de um todo maior, criado a partir dos belos temas oferecidos e, os espectadores, através de seus cliques, escolhem as fotos que serão por ele exploradas.

Podemos utilizar o VuVox de três formas diferentes:

  1. No Express escolhemos a origem das fotos (Picasa, Flickr, Feeds RSS, Buzznet), selecionamos um estilo e uma variação e recebemos um código html ou um link para a criação. Experimentei:





  2. No Collage (como o próprio nome diz) podemos, a partir de colagens e montagens, criar uma história interativa ou uma imagem panorâmica, estilo 360° de uma forma muito rápida e simples. Estão disponíveis diversas opções de edição como girar, cortar, inserir separador, etc. Escolhi uma produção da galeria VuVox Collage para demonstrar uma criação nesta seção.



  3. E, finalmente, é no VuVox Studio que podemos personalizar totalmente nossa criação. Quando decidimos criar uma apresentação multimídia, a primeira coisa que precisamos é importar as fotos e vídeos, que podem ser utilizadas a partir de um número variado de fontes on-line ou do próprio computador. O Vuvox centra-se exclusivamente em arquivos de fotografias e vídeos, possibilitando a disponibilização na Web caso o deseje. Adicionar as imagens ou vídeos é tão simples quanto "arrastar e soltar". Este vídeo demonstra como importar as imagens para o VuVox:



Após serem carregadas as imagens, é hora de remistrurá-las, para criar nossa apresentação interativa. Para isso, devemos clicar em "criar" e escolher um dos sete "estilos" disponíveis. Cada estilo oferece diversas opções de personalização. O vídeo a seguir tráz uma visão geral destes estilos e o modo como as escolhas afetam o aspecto geral da criação.



Os sete estilos oferecidos são extremamente personalizáveis e oferecem inúmeras formas de apaptar às nossas necessidades. Se, por exemplo, escolhermos o estilo "árvore", há possibilidade de alterar o tamanho e imagens utilizadas para os ramos e folhas, além de alterar a distribuição dos ramos e das diferentes "flores" que irão enquadrar a nossa multimídia. Podemos, por exemplo, utilizar televisões em miniatura, molduras, discos e caminhões, para enquadrar as fotos ou vídeos. Veja o vídeo:



Testei a ferramenta e achei bastante útil. Em pouco minutos é possível importar, ordenar e personalizar as fotos e vídeos em apresentações com muito estilo. As ferramentas de personalização incluídas em cada um dos sete "estilos" temáticos do Vuvox tornam-no uma ferramenta flexível, ideal para oferecer um conjunto de apresentações on-line e não apenas para partilhar coleções de fotografias pessoais.

Veja um pouco mais:
Exemplos recentes do VuVox
Perguntas Frequentes


Boas Narrativas!!!!





Posts Relacionados:
Flektor - Super Ferramenta para Conteúdo on-line
ShowBeyound - Contando e Compartilhando História em 3D
Slide - Criação de Slides
VCasmo - Apresentação Multimídia On-Line
VoiceThread - Conte a história por trás de uma imagem

Nenhum comentário: