segunda-feira, 7 de julho de 2008

Asterpix - HiperTexto em Vídeo / HiperVídeo


Asterpix é um serviço online para a criação de vídeos interativos, ou seja, permite a criação de links com anotações em vídeos. Este serviço permite aos usuários criar e partilhar hipervídeos em blogues, sítios ou email como qualquer outro objeto de vídeo. A grande diferença, neste caso, é que o produto acabado permite aos seus criadores adicionar pontos de ligação a fontes de informação exteriores ao vídeo.

Durante a exibição do vídeo, retângulos pontilhados ou círculos pequenos aparecem sobre um objeto. Ao passar o mouse sobre esse círculo ou retângulo, o vídeo é pausado e aparece uma caixa com a descrição do objeto e um link para uma página relacionada a ele. Acompanhando a execução do vídeo existe uma barra lateral onde, através de um clique, é possível acessar os pontos-de-marcação onde estão localizadas as ligações.

Os vídeos utilizados no processo criativo têm origem nos sites de upload e compartilhamento de vídeos como YouTube, MySpace, Google, MTV e BrightCove. O Asterpix disponibiliza também um página de ajuda onde exemplifica a forma mais correta de adicionar ligações aos vídeos. O serviço é absolutamente gratuito.

Para fazer parte da comunidade disseminadora de hipervideos pela internet, é necessário fazer um cadastro no site. Clique aqui e faça o seu. É simples e rápido de realizar, basta definir um nome de usuário, senha, digitar o e-mail e logo na seqüência confirmar o cadastro no endereço eletrônico fornecido.

Depois de logado no sistema, a página inicial apresenta um campo de busca no site. Ao digitar o assunto ou palavras-chave sobre um vídeo de interesse, o serviço percorre os sites de upload e disponibiliza os vídeos encontrados. Escolha um deles para acionar as notas. O estilo da anotação é arrastado e posicionado em qualquer local da tela, conforme o usuário preferir. Logo em cima da tela de exibição do vídeo, encontram-se as ferramentas necessárias para a inserção de notas:
  • Para escolher um estilo de marcação no texto, em círculos ou retângulos, clique na opção Style.
  • Em Add Notes, o usuário irá incluir o comentário desejado.
  • Uma URL é necessária para direcionar aqueles que assistem ao vídeo para outras páginas da internet
  • E, por fim, deve-se adicionar tags, ou seja, palavras-chave sobre o objeto.
Fiz o meu cadastro e testei o serviço:



Vamos continuar a construção deste hipervídeo?????? Adicione um ponto de ligação ...

A internet torna-se cada vez mais interativa e, constantemente, cria conceitos novos para os usuários. Os hipertextos em imagens já eram conhecidos, mas a proposta de incluir os links em vídeos tem tudo para virar uma interessante ferramenta de ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário: