quarta-feira, 30 de abril de 2008

Gimp - Edição de Imagens


O Gimp é um software livre para o tratamento e edição de imagens semelhante ao Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.

É considerado um dos melhores aplicativos do gênero disponíveis no mercado. O software possui diversos recursos desde filtros até efeitos especiais bem como uma grande quantidade de ferramentas e scrptis que dão maior liberdade ao usuário, aumentando consideravelmente os efeitos disponíveis; além disso, pode ser instalado em diversos sistemas operacionais (Windows, Mac OS X, Linux, Sun OpenSolaris e FreeBSD).

O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens (Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc) e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, possibilitando abrir infinitas janelas simultaneamente.





O Gimp suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais e também carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos. Complementando tudo isso, com ele ainda é possível gerar animações.




Download do Gimp - aqui - Windows


Download em código fonte - aqui

Download para Unix - aqui

Download para Mac - aqui


A wikipedia traz uma explicação bem detalhada sobre a história do Gimp, suas caracteríticas e outras informações bastante interessantes para quem quer saber um pouco mais sobre este aplicativo.


Faça o download aqui, em PDF, de uma apostila criada por João Sebastião de Oliveira Bueno Calligaris, originalmente para o curso de uso do GNU Image Manipulation Program - GIMP. O texto original é disponibilizado pelo autor dentro da GNU Free Documentation License.


Também aqui podemos encontrar um guia de referência rápida para a utilização das principais ferramentas, seus atalhos e o caminho completo para acesso a estas ferramentas. Achei este guia muito útil, pois aponta de forma bem resumida os passos necessários para a edição que pretendemos realizar.


A Editora Novatec lançou em setembro de 2005 um livro sobre o Gimp - Gimp: Guia do Usuário que podemos encontrar por aproximandamente R$ 68,00.



O Estúdio Livre disponibiliza este tutorial aqui sobre a produção de animações utilizando o Gimp.


Mas, se você preferir tutoriais através de vídeos, no Blog do Antônio “LedStyle” Cláudio está disponível gratuitamente, sobre a licença Creative Commons BY-ND, um vídeo curso completo, para iniciantes, com 10 aulas (aqui).


Para completar este post gostaria de sugerir o site da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa - Bibvirt - onde podemos encontrar uma grande variedade de imagens para download (aqui).


Porém, se você preferir trabalhar com editores de imagens on-line, também gratuitos, não deixe de conferir: Phixr e o Pixenate.

Nenhum comentário: