Os blogs, bem como os recursos mais novos da Internet, não surgiram para uso específico da escola e nem tampouco nasceram a partir dela; mas parece-me que se impõe a escola e a seus professores e gestores, pensar em alternativas de seu uso na educação escolar. O uso das tecnologias digitais vem invadindo as escolas como novas alternativas de educação e daí, por conta de professores que pensam e fazem diferente, se propondo a tentar e/ou testar novas alternativas de educação, vão surgindo experiências ricas combinando essas tecnologias com formas de educação que exigem alunos autores, ativos, saindo da passividade que tem sido uma marca da escola.
Os Blogs educacionais, como ferramenta de aprendizagem, permitem aos alunos atuarem tanto em atividades individuais como em grupo, bem como sua escrita possibilita o rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão; atividades estas que caracterizam o efetivo exercício da escrita . Não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem.
No Portal Educacional Positivo encontramos um artigo onde Dra. Betina Von Staa aponta sete motivos pelos quais um professor deveria criar um blog: (acesse aqui o artigo completo)
1. É divertido,
2. Aproxima professor e alunos,
3. Permite refletir sobre suas colocações,
4. Liga o professor ao mundo,
5. Amplia a aula,
6. Permite trocar experiências com colegas,
7. Torna o trabalho visível.
As revistas também nos trazem algumas reportagens sobre o uso educativo dos blogs, contando algumas experiências bem sucedidas como a Revista Nova Escola - Blog: Diário (de aprendizagem) na rede (leia aqui) e a Revista Época - Quer aprender? Crie um blog (leia aqui).
Sérgio F. Lima, em seu blog - Aprendendo em Redes de Colaboração - faz a tradução de um excelente texto disponível no edublogs sobre os "10 modos de uso do seu edublogue em ensino" (aqui texto original, em inglês), onde destaca 10 maneiras por onde podemos começar o uso dos blogs:
1. Publique materiais e recursos;
2. Disponibilize discussões on-line;
3. Crie uma publicação da turma;
4. Substitua sua Newsletter;
5. Coloque seus alunos para blogar!;
6. Compartilhe seus planos de aula;
7. Multimídia Integrada de todas as descrições;
8. Organize, organize, organize;
9. Crie uma “ouvidoria” do seu curso (Get feedback);
10. Crie uma página web completa e funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário