quarta-feira, 16 de abril de 2008

O que são Blogs?

Partindo da idéia de que o objetivo deste Blog é tornar-se um espaço de reflexão e discussão sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias na educação, nada mais coerente do que ter, como um dos primeiros temas proposto, o próprio Blog enquanto ferramenta de aprendizagem.

A Wikipédia define Blog (Weblog, blog ou blogue) como uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estas páginas da internet em forma de blog são atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo, podendo ser temáticos ou não, eles trazem textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia, formando, o que chamamos hoje, de blogosfera (conjunto de blogs da web).



A separação dos post por data de publicação e a possibilidade dada aos leitores de inserir comentários é o que caracteriza esta ferramenta e a diferencia de uma página da internet.
Assim, os blogs se tornam importantes e dinâmicas ferramentas de comunicação e de difusão da informação, tendo em vista que são espaços de produção colaborativa.

A coleção Conquiste a Rede é uma coleção de e-books, disponível gratuitamente para download e licenciados pela Creative Commons, escrita por Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei que ensina de maneira simples e fácil a utilizar as novas mídias digitais. Um dos temas abrodados são os Blogs, faça o download aqui.

Para ler os livros da coleção você precisa do programa Adobe Reader. Se você não tem instalado, clique aqui para fazer o download gratuito.

Nenhum comentário: