sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Flektor - Super Ferramenta para Conteúdo On-line


Super - Hiper - Mega Ferramenta para criação de conteúdo on-line

Navegando pelos mares virtuais encontrei uma super ferramenta para edição, remixagem, mistura, compartilhamento e criação de conteúdo digital. Flektor é uma ferramenta que funciona a partir do próprio browser e permite não só armazenar e partilhar conteúdo on-line, mas possibilita editar e misturar este conteúdo em novos e excelentes remixes.

Na onda da Web2.0, Flektor torna possível:
  • Importar vídeos e imagens de várias fontes para edição ou remistura;
  • Editar e aplicar filtros às imagens e vídeos;
  • Criar um filme, adicionando diferentes e criativas transições entre os arquivos;
  • Introduzir textos, cliparts e inúmeras funcionalidades interativas à criação;
  • Criar questionários, integrando-os a um conjunto de imagens;
  • Criar enquetes com diferentes layouts;
  • Partilhar o conteúdo produzido em blogs e sítios da web.


Para utilizar a ferramenta há duas opções:
  • Modo "iniciação rápida" (quick start) - não necessita registro e permite criar web widgets, de forma rápida, aplicando apenas alguns dos efeitos Flektor. Basta escolher o tipo de multimídia, adicionar os efeitos desejados e publicar o resultado - é uma excelente forma de ter acesso a um efeito especial para nosso filme ou foto, uma Widget de enquete, texto, conversação, álbum fotográfico ou postal.
  • Editor completo (full editor) - oferece ampla variedade de funcionalidades, permitindo importar vídeos e fotos melhorando-os com um conjunto de filtros, textos, funcionalidades interativas, efeitos e transições.

Ao concluir a criação é possível partilhá-la ou incluí-la em blogs, sítios e redes sociais.

Tipos de Conteúdo:

O conteúdo a ser utilizado pode ser importado diretamente da web ou do próprio computador ou ser utilizada a coleção de conteúdos incluídos no Flektor. Podendo ser adicionadas imagens armazenadas no Flickr, MySpace, Photobucket ou um endereço web.


Já os filmes e vídeos só podem ser importados a partir do próprio computador, não sendo possível adicionar vídeos diretamente de sítios como o YouTube. Porém o Flektor suporta a importação de uma grande variedade formatos de arquivos: vídeo em avi, mpeg, wmv, mov, dv, mp4, flv e divx e o áudio em mp3, wav, aiff, wma, ogg entre outros.

O Flektor também oferece ferramentas de criação próprias.


Podem ser criados títulos de vídeos a partir de uma amplo conjunto de formatação, sendo estes textos adicionados em três formatos: títulos, geral e postais. Além disso, é possível adicionar etiquetas, legendas e balões aos vídeos e criar postais animados sobrepondo textos a imagens pré-concebidas.


O Flektor oferece, ainda, a possibilidade de adicionarmos elementos de interatividade aos filmes produzidos, a partir de enquetes, respondidas pelos espectadores, que podem ser introduzidas em algum momento-chave do vídeo.

Se isso não bastasse, com Flektor torna-se possível criar nossas próprias salas de chat inserindo-as no blog e até criar uma emissão ao vivo a partir de nossa webcam, podendo esta ser gravada para uso posterior.

E isso não é tudo, o Flektor oferece uma variada seleção de "photobooks" que trazem um conjunto de opções para apresentação de imagens e fotos, desde composições tipo "slide show" até modelos navegáveis e jogos interativos onde podem ser incluídas nossas próprias imagens. Também podemos adicionar efeitos sonoros da galeria Flektor ou adicionar sons de nossa própria máquina.

Filtros e Efeitos:


Muitos efeitos , transições e sobreposições podem ser criadas com esta ferramenta e aplicadas em imagens, fotos ou vídeos a partir do "arrasta e solta". Dentre os efeitos, podemos destacar o usual "zoom", efeitos de dissolução, imagens duplicadas, jornal, efeitos de variação de cor, nevoeiro, neve, flashes de câmeras, sobreposições de imagens e mais ... muito mais efeitos e filtros, formando uma impressionante coleção.

Editor Completo:


O aspecto do editor completo é incrivelmente simples, sendo a partir dele que poderemos editar nossas remisturas num menu à esquerda com os conteúdos e efeitos, grandes botões de guardar e publicar no pé da tela, uma janela de pré visualização do vídeo à direita, e uma linha de tempo no centro.

Os itens são arrastados a partir da biblioteca de imagens, vídeos e efeitos para a linha de tempo, onde podemos movê-los livremente na sequência que desejamos que sejam reproduzidos. Podemos pré-visualizar o filme resultante a qualquer momento, utilizando o reprodutor de vídeo disponível na tela para testar nossa criação.


Ao clicar em qualquer das miniaturas ou efeitos na linha de tempo abre-se uma caixa de diálogo que lhe permite realizar outras alterações à imagem ou efeito aplicado. Podemos redimensionar as imagens, adicionar zoom ou alguns efeitos. O Flektor possibilta, também, alterar os parâmetros do efeito utilizado.

Compartilhando as criações:


Publicar as criações a partir do Flektor se torna uma atividade bastante simples e rápida. Após concluída a criação, basta clicar no botão "share" e imediatamente será gerado um código para que o trabalho seja incluído em um ampla variedade de plataformas.

Vídeo-tutorial:



Realmente esta é uma ferramenta Super Mega Hiper SENSACIONAL. Diponibiliza uma imensa variedade de opções de edição e criação que eu ainda não havia encontrado em outra ferramenta semelhante.

Dica: Robin Good

Bons Conteúdos On-line!!!!





Posts Relacionados:
Omnisio - Edição de Vídeos
Vídeo Spin - editor de vídeos
Vcasmo - apresentação multimídia
Calaméo - publicações online
Animoto - produção de vídeoclip
Asterpix - hipervídeo
VoiceThread - história atrás da foto

3 comentários:

Giordanno Bruno disse...

Olá Verônica, tudo bem? Estive dando uns passeios pelo seu blog em busca de algumas dicas. Excelente idéia =D
Parabéns pelo blog e seja muito bem vinda ao "Natureza em Foco"
Estou me esforçando para que em breve meu material seja conhecido e consiga convencer cada vez mais pessoas a se importar com o mundo em que vivemos.
Prazer conhecê-la.
Abs

Conceição Rosa disse...

Oi Verônica
Gostei muito das dicas que você passa aqui no seu blog. Além disso, seu blog é b o n i t o...

Verônica Carvalho disse...

Obrigada Conceição!
Seja sempre muito bem-vinda aqui!

BJOKA