domingo, 31 de agosto de 2008

Chinswing - Fórum Falado

"Uma nova maneira de falar"

É o que Chinswing promete. Esta ferramenta Web2.0 combina podcasting, fóruns de texto e bate-papo "viva-voz" para criar uma nova maneira de se comunicar na grande teia. Dessa forma, o Chinswing chega com um imenso potencial de uso educativo, pois permite criar discussões assíncronas com a utilização de áudio e texto ao mesmo tempo. A cada nova discussão cria-se também uma linha do tempo que permite acompanhar toda a evolução do debate.


Para manter-se atualizado em qualquer discussão, após efetuar o registro, estão disponíveis as seguintes opções:
1. Acessar diretamente o sítio, a partir do seu navegador internet e acompanhar a discussão;
2. Selecionar a opção "Add to Watchlist" e receber notificações por email toda vez que um novo comentário for adicionado à discussão;
3. Assinar o RSS / Podcast feed link - método indicado para usuários avançados. Usuários de iTunes / iPod poderão utilizar o "podcast receiver software" e as mensagens serão transferidas automaticamente para o Mp3.

É uma ferramenta bastante simples de utilizar e que abre inúmeras possibilidades no campo educacional.

Veja o fórum "Educación Siglo XXI" acessando aqui.


Navegando, encontrei este video tutorial, elaborado por estudantes da Universidade Simón Bolívar.



Dica de Pilar Soro em Internet en la aula.

Bons Fóruns!!!!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

FotoTagger - Falando através de imagens


Com a ferramenta FotoTagger podemos fazer com que as imagens contem coisas a partir de textos que nelas são incorporados. Estes textos podem ficar à mostra ou escondidos, bastando um clique do mouse para que as anotações apareçam sobre a foto. É possível realizar a operação via online, registrando-se no sítio, ou descarregando um pequeno, porém completo, software (aqui). A partir do próprio software é possível postar a imagem no blog e compartilha-la.

Esta ferramenta me parece bastante adequada para trabalhar a linguagem escrita e para que os alunos expressem suas idéias, emoções e sentimentos em relação a determinadas imagens que eles próprios tenham sugerido ou como uma atividade específica a partir de imagens propostas pelo professor. Além disso, a ferramenta abre inúmeras possibilidades, como:
- Criação de um dicionário visual;
- Elaboração de um catálogo de endereços visual;
- Identificação de lugares em mapas;
e tudo o mais que a imaginação e a criatividade permitirem ...



Boas anotações!!!

domingo, 24 de agosto de 2008

Sub Inglês - Aprenda Inglês cantando

"Um jeito diferente de aprender Inglês"

Outra dica do Edutics é o Subingles, portal que incentiva a aprendizagem da língua inglesa a partir de vídeos. O Sítio disponibiliza uma diversidade de canções em Inglês em vídeos legendados, semelhante ao Yappr, postado em maio aqui no blog. Os usuários são convidados a contribuir com a biblioteca do sítio, para isso é necessário enviar vídeos com as respectivas legendas. Além de disponibilizar os vídeos, é possível ter acesso a exercícios e a um chat.
Outras formas de interagir a partir da língua inglesa são sugeridas, como por exemplo:
- Notícias da Reuters e da SkyNews;
- Rádios - Rpadio Vaughan e CNN;
- Vídeos de Classes;
- Conversação agrupadas por temáticas;
- Interpretação de símbolos ingleses;
- Manuais;
- Canções para crianças;
- Blogs para aprender Inglês.

Mais uma ótima dica para a aprendizagem de línguas com inúmeras possibilidades!!!!

Boas canções!!!!

Post Relacionado:
Yappr - Aprenda Inglês assistindo vídeos
ESL Vídeo - Desenvolvendo a Compreensão Auditiva

Hellodeo - Gravação de vídeo online


Navegando em Edutics encontrei HelloDeo, um serviço que oferece gravação de vídeos online de uma forma simples e descomplicada. Para utilizar este serviço basta ter uma câmera, um microfone e ... alguma coisa a dizer ...
Para começar a gravação é necessário apenas um "clique" e abre-se uma janela em flash onde é necessário dar a permissão para a gravação. O segundo passo consiste em gravar - RECORD. Terminada a gravação é possível ver como ficou clicando em PLAY. Se a gravação ficou como desejada, clica-se em SUBMIT e será gerado um código para que esta gravação seja postada em um blog.
Recurso muito útil para utilizarmos no trabalho com blogs educativos ...

Boas Gravações!!!!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cuadernia - Criação de Materiais Educativos Digitais


Explorando a RedDocente de Tecnologia Educativa encontrei o Cuadernia (JCCM). Cuadernia é uma ferramenta criada pela Consejería de Educación y Ciencia de Castilla-La Mancha que permite a criação e difusão de materiais educativos digitais.

Trata-se de uma plataforma tecnológica fácil e funcional em que cria-se de forma dinâmica e visual, através de um navegador de internet, "cadernos digitais" em flash que podem conter informações e atividades interativas multimídia. Graças a esta ferramenta é possível juntar em um só espaço textos, imagens, vídeos, diferentes tipos de atividades (tangram, perguntas, sopa de letras, puzzle, completar, relacionar, memória, quebra-cabeça), sons, formas, animações e tudo o mais que a criatividade permitir a fim de criar materiais educativos, sem a necessidade de ser um expert em informática. Os materiais criados são armazenados em uma biblioteca que oferece um sistema de busca. Uma vez encontrado o recurso desejado, o usuário poderá descarregá-lo para utilização em suas aulas ou adaptar, modificar e, até mesmo, acrescentar novos recursos. Para ver dois exemplos, clique aqui.



Além disso, o Portal de Educación disponibiliza aos usuários um espaço na web com todas as informações sobre a versão Cuadernia 1.2: descargas, versão online, manuais, vídeo-tutoriais, perguntas frequentes, fóruns, exemplos ...

A plataforma promete, ainda este ano, disponibilizar um editor de seqüências didáticas que possibilitará desenvolver um tema por completo unindo vários cadernos digitais a partir de atividades sequenciais em torno deste tema. Dessa forma, o aplicativo permitirá estruturar uma seqüência lógica de aprendizagem passo-a-passo ou em fases, onde é necessário cumprir uma série de objetivos para passar à fase seguinte.

Para começar a utilizar o Cuadernia não é necessário inatalar nada no PC, basta uma conexão à internet para acessar http://cuadernia.educa.jccm.es/ através de seu navegar favorito, seguir as instruções e usar a ferramenta.


O assessor em TIC do Centro de Profesores de Alcázar de San Juan, Daniel Hernández, assegura que todos os professores que experimentaram o Cuadernia, aprovaram-no, pela facilidade de manejo, ao contrário de outras ferramentas semelhantes que exigem profundos conhecimentos de informática. Hernández destaca como vantagem fundamental desta ferramenta a alternativa de criar conteúdos multimídia, compartilhar experiências de aprendizagem e ampliar as possibilidades de criação de materiais curriculares.

O uso desta ferramenta não está limitado ao uso de professores, embora estes sejam os principais destinatários. Pode-se utilizar com alunos, incentivando a capacidade criadora e a autoria a partir da construção e elaboração de seus próprios conteúdos multimídia.

Conheça o Portal de Recursos de Cuadernia aqui.

Vale a pena conferir!!!!!!!!

Bons Cadernos!!!!

Post Relacionado:
NeoBook - autoria multimídia

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Nirudia - Fotolog com Mapas


Navegando na rede 'agora rede descobri o Nirudia, um novo sistema de criação e alojamento grátis de Blogs de Fotografia (fotologs ou fotoblogs ou flog*) desenvolvido pela equipe no NireBlog.

A principal novidade que vem junto com o Nirudia é a possibilidade de localização do lugar onde a foto foi tirada nos mapas do Google (fotologmap). Isso permite ver fotos do mesmo local, tiradas por outros autores, assim como, procurar fotos por cidade ou país.

*O que é um Fotolog?

Um Fotolog (Flog) ou Fotoblog é uma página na Internet onde o seu autor ou autores vão publicando Fotos. Essas Fotos podem ser vistas e comentadas por outras pessoas. Num Fotolog, o principal objetivo é compartilhar imagens de maneira interativa, já que as pessoas que visitam o site geralmente podem fazer comentários, ou críticas.


Para experimentar a ferramenta, criei um fotolog de minha cidade. Porém, há uma limitação nas postagens: 5 fotos diárias.



Acredito que esta ferramenta abre inúmeras possibilidades de trabalho na educação ...

Boas Fotolocalizações!!!!!

Worldometers - O Mundo em Números


Worldometers é um sítio, no mínimo, curioso e interessante. Ele disponibiliza estatíticas e números em tempo real de dados relevantes sobre populações, governos e economia, educação, meio ambiente, alimentação, água e energia. Útil para ilustrar algum texto ou complementar matérias que estão sendo escritas.

No momento que escrevo este post, por exemplo, a população mundial é de 6.688.678.399 hab, destes, 273.750.000 passam fome. Este ano foram lançados 589.994 livros e foram perdidos 7.079.944 ha de florestas. O sítio ainda oferece links para outras informações como, por exemplo a densidade populacional através de infográfico:


Confira alguns números:

População : 2o7.640 Número de Nascimentos Hoje

Governo e Economias: 178.359.875 Computadores vendidos este Ano

Educação: 589.994 Livros lançados este Ano

Meio Ambiente: 81.090.082 Total de Toneladas de lixo produzido pelo Homem


Confira!!!!
Dica: IceCream

Boas Estatísticas!!!!!

Omnisio - Edição de Vídeos


Omnisio
é um serviço que recentemente foi adquirido pelo Google especializado em edição online de vídeos que permite aos usuários acrescentar anotações aos vídeos. Esta ferramenta aposta na idéia da interação a partir da possibilidade de comentar tudo o que se vê. Várias redes já oferecem esta possibilidade e, é claro, o YouTube não poderia ficar fora desta onda.

A ferramenta permite:

- Compartilhar e comentar partes interessantes dos vídeos e publicá-los em websites ou blogs;
- Criar seu próprio show, combinando diferentes vídeos;
- Inserir comentários no estilo de balões das "História em Quadrinhos";
- Permite inserir apresentações, na forma de slides, ao lado do vídeo que está sendo apresentado;
- Possibilita adicionar "tags" aos vídeos, facilitando a localização de determinados trechos, destaques ou pessoas.


Boas Edições!!!!!!!

Dica: Wwwhatsnew

Post relacionados:

- Vídeo Spin - editor de vídeos
- Vcasmo - apresentação multimídia
- Calaméo - publicações online
- Animoto - produção de vídeoclip
- Asterpix - hipervídeo
- VoiceThread - história atrás da foto

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Stellarium - Planetário Virtual


Stellarium é um software gratuito, de código aberto (open source) que traz um planetário completo para o computador do usuário. Pode ser instalado a partir das plataformas Windows, Mac OS ou Linux e reproduz com fidelidade e perfeição, em 3D, a distribuição dos astros no céu, posição das estrelas e planetas a qualquer período do dia ou da noite, visto a partir de qualquer ponto da superfície terrestre e em qualquer data, passada, atual ou futura. Algumas caracteristicas desse software incluem a possibilidade de projetar figuras nas constelações correspondentes, ver imagens de nebulosas, aproximar com zoom planetas, avançar ou recuar no tempo, e permite até que se acompanhe o sol da maia noite nos extremos da Terra.



Utilizando o Software

Ao iniciar o Stellarium pela primeira vez é possível observar, no canto superior esquerdo da tela, informações como data e hora atuais. É também neste mesmo canto da tela que são exibidos detalhes quando se clica em alguma coisa no céu.

No canto inferior esquerdo está disposto o menu principal da ferramenta, a partir dele o usuário pode selecionar diversos parâmetros de visualização bem como preferências acerca do funcionamento geral do programa.

É interessante reparar que, dependendo do horário, o programa sabe se deve iniciar com a luz do dia ou reproduzindo a escuridão da noite. É muito legal!

Definindo a localização do observador

Para conseguir uma simulação mais fiel, o usuário deve acessar o menu “ConfigurationWindow” (tecla “1”) e, na aba Location, selecionar no mapa uma cidade próxima da qual se encontra — quando não a própria. Depois disso é só clicar em “Savelocation” para gravar esta localização — a fim de que o programa possa se lembrar dela quando for inicializado novamente.

Dica: ainda na aba “Location”, é possível definir a latitude, a longitude e a altitude exatas do local onde o usuário se encontra. Se este possuir todos esses dados, pode obter uma simulação que reproduz fielmente a observação a partir da sua localização exata.

Controles Básicos

Para olhar ao redor, basta simplesmente arrastar o mouse com obotão esquerdo pressionado, ou, utilizar as setas direcionais doteclado.

Zoom

O zoom é obtido através do scroll do mouse ou a partir das teclas Page Up e Page Down.
Paraselecionar algo, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mousesobre algum objeto no céu. Depois disso, a tecla espaço ficaresponsável por centralizar na tela o ultimo objeto selecionado.

Controle sobre o tempo

As teclas ‘j’ e ‘l’ são usadas para desacelerar e acelerar --respectivamente -- a velocidade com que o tempo passa. Para retornar àvelocidade normal, basta pressionar “k”. Dentro deste mesmo contexto, atecla “8” faz a data e o horário retornarem aos seus valores corretos.

Olhe ao redor simplesmente arrastando com o mouse ou movendo o cursor para os cantos da janela. Outra opção é usar as setas de direção do teclado. Você pode controlar o tempo (avançar, retroceder ou retornar ao presente) nos botões situados no canto direito inferior da tela ou pelas teclas J, K e L.

Há ainda uma interface de texto para usuários avançados, ideal para projeção em planetários pela praticidade. Use o botão esquerdo do mouse para selecionar um objeto, o direito para retirar a seleção e o botão do meio ou a barra de espaço para centralizar o objeto.

O zoom em planetas ou nebulosas é muito interessante, experimente! Ele é controlado pelas teclas Page Up e Page Down ou pelo scroll (rolagem) do mouse. Caso você precise de ajuda consulte o ícone correspondente ou aperte a tecla H.

Viajando no tempo

Vale a pena destacar que, com este “controle sobre o tempo”, é possível simular a abóbada celeste a fim de conferir todo o seu “visual” e comportamento tanto no passado quanto no futuro!

A seguir, um resumo dos comandos básicos do Stellarium:

• Olhar ao redor: mover o mouse com o botão esquerdo pressionado;
• Zoom +/-: Page Up / Page Down ou scroll do mouse;
• Selecionar: clique com o botão esquerdo sobre o alvo;
• Centralizar na tela objeto selecionado: espaço;
• Aumentar a velocidade do tempo: l;
• Diminuir a velocidade do tempo: j;
• Velocidade normal do tempo: k;
• Data e hora atuais: 8.

Dica de Cecemca (Unesp) e descrição de Baixaki

Boa viagem celestial!!!!!

sábado, 9 de agosto de 2008

Matemateca - Recursos para o ensino da Matemática


"Não queremos apenas dizer que a Matemática é importante: queremos mostrar que ela é divertida e bonita"

O sítio Matemateca, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IMEUSP), é um portal que disponibiliza um amplo acervo para quem gosta e aprecia a matemática. O projeto Matemateca foi desenvolvido com a intenção de instigar, não só alunos de exatas, como também de outras áreas, e mostrar que a matemática é mais interessante do que muitos imaginam, despertando a curiosidade e a vontade de aprender. Este projeto busca a construção de uma linguagem que permita aproximar a Matemática de estudantes de todos os níveis e do público em geral. Objetos concretos disponibilizados no portal expressam essa linguagem e possibilitam que as pessoas interajam com conceitos clássicos, modernos e até em pesquisa atual na Matemática.

No sítio encontramos peças para brincar com os alunos em sala de aula, como o Jogo da Velha Tridimensional, que diferentemente do jogo da velha tradicional, exige de seus competidores uma atenção maior por envolver estratégias. Algumas peças disponibilizam arquivos em PDF com mais informações sobre o assunto, além de disponibilizar textos explicativos sobre o que existe por trás de cada item.



O acervo inclui referências a outros sites que abordam o tema, bem como notícias relacionadas à matemática e assuntos equivalentes.

Vale a pena conferir!!!!!!!!!!!!!!!

Boas Matemáticas!!!!



Post relacionados
Matemática Experimental - aqui
Bancada Virtual de Física - aqui
Experimentos Virtuais - aqui

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Grifando e Editando Artigos e Livros no Computador


O formato PDF (Portable Document Format) foi criado pela Adobe Systems em 1993 para exibir documentos de maneira independente do aplicativo, hardware e sistema operacional usados para criá-los; ele é também um formato aberto e considerado padrão pela ISO (International Organization for Standardization) desde 2008. Hoje este é um dos formatos mais conhecidos para publicação de documentos eletrônicos, tornando necessário para qualquer sistema operacional ter instalado um leitor para este tipo de arquivo.

Mesmo com toda esta popularidade, ler textos em pdf na tela do computador ainda não é uma atividade muito agradável e dentre os vários problemas está a falta de interação com o texto. Quem nunca precisou grifar um trecho de um texto enquanto lê, principalmente de artigos científicos? A maior parte dos softwares que tem este recurso como o Adobe Reader, exigem o pagamento de uma licença que é muito cara para um estudante ou professor investir somente em um programa.

Apesar disso, existe uma alternativa: o PDF XChange Viewer. Mesmo sendo um software comercial e não permitindo a criação de novos arquivos em pdf, em sua versão gratuita, ele permite introduzir comentários e textos, destacar partes do texto, rabiscar o documento com diversas figuras (retas, setas, retângulos,...), incluir notas, acrescentar marcadores e corrigir o texto. Além disso, ele é muito mais rápido para abrir os arquivos em PDF e permite o uso dos documentos em abas, tornando a navegação entre documentos mais fácil.Todas as alterações feitas pelo PDF XChange Viewer podem ser visualizadas sem problemas em outros leitores de PDF que tenham os mesmos recursos, como o Adobe Reader.

Todas estas características tornam este software uma ferramenta muito útil para professores, estudantes e interessados em ler e interagir com documentos no computador. Ele é desenvolvido para Windows, mas pode ser emulado perfeitamente pelo Wine em Linux.



Também está dispponível uma "Portable version" - aqui.


Bons PDFs!!!!!

Experimentos Virtuais - Projeto PhET


O uso de experimentos em sala de aula nem sempre é viável, pois alguns deles podem ser difíceis ou caros para serem reproduzidos. Neste caso, o uso de simulações no computador pode ser um grande aliado do professor.

O projeto PhET (Physics Education Technology) da Universidade do Colorado em Boulder provê um grande número de simulações de física, química e matemática gratuitamente para serem incorporados por professores em suas aulas.



No site do projeto podem ser encontradas simulações sobre movimento, trabalho e energia, som e ondas, calor, eletromagnetismo, luz e até mesmo mecânica quântica. Além destas podem ser encontradas ferramentas matemáticas sobre aritmética, probabilidades, vetores e um gerador de gráficos. O projeto também disponibiliza idéias para uso em sala de aula.

Muitas das simulações encontradas na página estão disponíveis em português e podem ser salvas para serem usadas sem o uso da internet.


Acesse aqui

Bons experimentos!!!!!

Mundo Educação - Materiais didáticos em Website


O sítio Mundo Educação, disponibilizado pela UOL, possui um acervo rico em assuntos que podem auxiliar tanto os alunos em suas atividades curriculares, quanto os professores na apresentação de temas diversificados para o enriquecimento de suas aulas.

Ele apresenta informações diversas que abrangem temas referentes às disciplinas presentes nas grades curriculares dos ensinos fundamental e médio, passando por assuntos como Drogas, Folclore, Prouni, Sexualidade e Política.

Na área de destaques e das matérias mais buscadas da semana, podem-se encontrar as perguntas mais freqüentes, como “Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?”, que são respondidas e podem ser comentadas. No final de cada matéria, são apresentados links com os temas relacionados e uma área de busca que facilita o encontro de assuntos específicos.



Boas descobertas!!!!!

Livro online - Ensinar Ciências na Escola


A equipe do projeto "ABC na Educação Científica - a Mão na Massa" do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP disponibiliza na web, desde o ano de 2005, o livro "Ensinar as Ciências na Escola: da educação infantil à quarta série", tradução do original "Enseigner les sciences à l’ école – cycles 1, 2 et 3". A obra é composta por sete módulos destinados à educação infantil e às quartas primeiras séries do ensino fundamental, e ilustra progressões possíveis em temas abrangidos no ensino de ciências. O material foi adequado às necessidades da educação no Brasil, através da produção de um texto que fosse mais útil aos professores que empregam os métodos em sala de aula.

Versão completa do livro para impressão (alta resolução - pdf) - aqui
Versão completa do livro para impressão (baixa resolução - pdf) - aqui

Boas ciências!!!!!

Física para Todos na WEB


O site Física para Todos, voltado para EaD, é dedicado a pessoas interessadas em Física no geral, quer sejam especialistas ou não. Traz palestras, cursos e minicursos, no formato EaD, disponíveis para download para os alunos matriculados. Os temas abordados nos cursos são diversos, abrangendo desde introdução à teoria da relatividade restrita, até desenhos e soluções de figuras de tangram, passando por revisão e reforço pré-vestibular.

Além de Física teórica, que é o foco principal do site, ele traz também módulos que abordam conceitos de Biologia, Matemática e Química.

Os custos envolvidos variam de acordo com o que se pretende. Para comprar a anuidade de um curso, por exemplo, o aluno paga R$ 50,00. Se quiser pagar pelos minicursos, R$ 20,00, e R$ 10,00 para as palestras. Esses preços têm desconto de 50% se comprados com créditos pré-pagos do próprio site, e as palestras de curta duração são gratuitas.

O criador da página, Matheus Lobo, doutor pelo IFT-Unesp, se propõe a “preparar cursos de qualidade nas áreas que considero importantes para a formação de um físico teórico”, procurando para isso “usar uma linguagem acessível tanto a especialistas quanto a não especialistas”.

O site também abre espaço para professores que queiram contribuir com a produção de aulas, criando cursos que julgarem interessantes para serem postos no site.



Bons cursos!!!!!!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Vocaroo - Serviço de gravação de voz


Vocaroo pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar a expressão oral na escola. Sem necessidade de registro e com grande facilidade é possível fazer uma gravação; para isso, basta conectar um microfone, clicar "click to record" (na primeira vez autorizar o sítio para que use o microfone), gravar a mensagem, escutá-la e, se não gostar, voltar a gravar e, por fim, pegar o código gerado para postagem em blogs ou enviar por e-mail.


Esta é outra interessante ferramenta da Web 2.0 para adquirir competências digitais.

Boas gravações!!!!

VooText - Compartilhando textos


VooText é uma iniciativa espanhola que permite aos apaixonados pela escrita, compartilhar seus textos com o resto do mundo. Funciona como uma rede social formada por pessoas que gostam de ler, compartilhar seus textos e emitir opiniões sobre o que os outros escrevem.

VooText oferece interessantes opções -

Como leitores podemos:
  • Qualificar os textos publicados;
  • Enviar mensagens aos autores;
  • Adicionar comentários aos textos publicados;
  • Formar uma lista de textos e autores favoritos;
  • Inscrever-se a um autor e receber seus novos textos por e-mail ou através de feeds

Por outro lado, como autores é possível:
  • Escrever qualquer tipo de texto;
  • Formatar os textos escolhendo o tipo de fonte, sua cor, etc;
  • Complementar os textos com imagens, vídeos e outros arquivos;
  • Receber qualificação e comentários de outros autores / leitores;
  • Criar grupos por categorias ou autores.

Assim, VooxText se torna uma rica fonte de informações e oferece aos autores um excelente espaço para divulgar suas obras e relacionar-se com outros autores.

Boas publicações!!!!!

Glypho - Continue a história!!!!


Glypho é uma ferramenta de escrita colaborativa que permite escrever histórias de uma maneira simples e divertida.

João cria a idéia inicial de uma história ... e todos são convidados a contribuir com esta história ... Maria, escreve o primeiro capítulo ... Paulo, também escreve o primeiro capítulo, escolhendo o rumo da história a partir de sua imaginação ... então, podemos votar e escolher a melhor contribuição para a continuidade de história ...



Achei esta ferramenta muito interessante e útil pensando nas inúmeras possibilidades de trabalho que ela oferece de explorar a imaginação e a escrita.

Boas escritas ...