sábado, 9 de agosto de 2008

Matemateca - Recursos para o ensino da Matemática


"Não queremos apenas dizer que a Matemática é importante: queremos mostrar que ela é divertida e bonita"

O sítio Matemateca, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IMEUSP), é um portal que disponibiliza um amplo acervo para quem gosta e aprecia a matemática. O projeto Matemateca foi desenvolvido com a intenção de instigar, não só alunos de exatas, como também de outras áreas, e mostrar que a matemática é mais interessante do que muitos imaginam, despertando a curiosidade e a vontade de aprender. Este projeto busca a construção de uma linguagem que permita aproximar a Matemática de estudantes de todos os níveis e do público em geral. Objetos concretos disponibilizados no portal expressam essa linguagem e possibilitam que as pessoas interajam com conceitos clássicos, modernos e até em pesquisa atual na Matemática.

No sítio encontramos peças para brincar com os alunos em sala de aula, como o Jogo da Velha Tridimensional, que diferentemente do jogo da velha tradicional, exige de seus competidores uma atenção maior por envolver estratégias. Algumas peças disponibilizam arquivos em PDF com mais informações sobre o assunto, além de disponibilizar textos explicativos sobre o que existe por trás de cada item.



O acervo inclui referências a outros sites que abordam o tema, bem como notícias relacionadas à matemática e assuntos equivalentes.

Vale a pena conferir!!!!!!!!!!!!!!!

Boas Matemáticas!!!!



Post relacionados
Matemática Experimental - aqui
Bancada Virtual de Física - aqui
Experimentos Virtuais - aqui

Nenhum comentário: