sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Grifando e Editando Artigos e Livros no Computador


O formato PDF (Portable Document Format) foi criado pela Adobe Systems em 1993 para exibir documentos de maneira independente do aplicativo, hardware e sistema operacional usados para criá-los; ele é também um formato aberto e considerado padrão pela ISO (International Organization for Standardization) desde 2008. Hoje este é um dos formatos mais conhecidos para publicação de documentos eletrônicos, tornando necessário para qualquer sistema operacional ter instalado um leitor para este tipo de arquivo.

Mesmo com toda esta popularidade, ler textos em pdf na tela do computador ainda não é uma atividade muito agradável e dentre os vários problemas está a falta de interação com o texto. Quem nunca precisou grifar um trecho de um texto enquanto lê, principalmente de artigos científicos? A maior parte dos softwares que tem este recurso como o Adobe Reader, exigem o pagamento de uma licença que é muito cara para um estudante ou professor investir somente em um programa.

Apesar disso, existe uma alternativa: o PDF XChange Viewer. Mesmo sendo um software comercial e não permitindo a criação de novos arquivos em pdf, em sua versão gratuita, ele permite introduzir comentários e textos, destacar partes do texto, rabiscar o documento com diversas figuras (retas, setas, retângulos,...), incluir notas, acrescentar marcadores e corrigir o texto. Além disso, ele é muito mais rápido para abrir os arquivos em PDF e permite o uso dos documentos em abas, tornando a navegação entre documentos mais fácil.Todas as alterações feitas pelo PDF XChange Viewer podem ser visualizadas sem problemas em outros leitores de PDF que tenham os mesmos recursos, como o Adobe Reader.

Todas estas características tornam este software uma ferramenta muito útil para professores, estudantes e interessados em ler e interagir com documentos no computador. Ele é desenvolvido para Windows, mas pode ser emulado perfeitamente pelo Wine em Linux.



Também está dispponível uma "Portable version" - aqui.


Bons PDFs!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a sua dica. O PDF XChange Viewer é maravilhoso. Tudo que eu precisava.

Anônimo disse...

Sem palavras para o seu compartilhamento deste programa! Blog simples, objetivo e bonito; breve introdução sobre o programa e links que vão direto ao "x" da questão. Sou estudante de Letras e apaixonado por tecnologia, principalmente essa parte de novas tecnologias para educação.
Meus parabéns.

Sucesso.

Sidnei Marçal - Itapecerica da Serra - SP.

Karlus disse...

Dio Santo!!!
Que programa!!!
Como por mais entendidos que somos ainda estamos bitolados... e olha, quase dois anos depois!!!!

Bruno disse...

Muito bom este programa. Parabéns pelo blog!

Aline Ponto. disse...

Ainda não achei uma ferramenta que sublinhe em linha reta e talz. Tem como me ajudar, ou o sublinhado dele é desregulado mesmo?

priscila disse...

Boa dica, sou pesquisadora e realmente precisamos de um programa que de certa forma possamos interagir com o texto