terça-feira, 12 de agosto de 2008

Stellarium - Planetário Virtual


Stellarium é um software gratuito, de código aberto (open source) que traz um planetário completo para o computador do usuário. Pode ser instalado a partir das plataformas Windows, Mac OS ou Linux e reproduz com fidelidade e perfeição, em 3D, a distribuição dos astros no céu, posição das estrelas e planetas a qualquer período do dia ou da noite, visto a partir de qualquer ponto da superfície terrestre e em qualquer data, passada, atual ou futura. Algumas caracteristicas desse software incluem a possibilidade de projetar figuras nas constelações correspondentes, ver imagens de nebulosas, aproximar com zoom planetas, avançar ou recuar no tempo, e permite até que se acompanhe o sol da maia noite nos extremos da Terra.



Utilizando o Software

Ao iniciar o Stellarium pela primeira vez é possível observar, no canto superior esquerdo da tela, informações como data e hora atuais. É também neste mesmo canto da tela que são exibidos detalhes quando se clica em alguma coisa no céu.

No canto inferior esquerdo está disposto o menu principal da ferramenta, a partir dele o usuário pode selecionar diversos parâmetros de visualização bem como preferências acerca do funcionamento geral do programa.

É interessante reparar que, dependendo do horário, o programa sabe se deve iniciar com a luz do dia ou reproduzindo a escuridão da noite. É muito legal!

Definindo a localização do observador

Para conseguir uma simulação mais fiel, o usuário deve acessar o menu “ConfigurationWindow” (tecla “1”) e, na aba Location, selecionar no mapa uma cidade próxima da qual se encontra — quando não a própria. Depois disso é só clicar em “Savelocation” para gravar esta localização — a fim de que o programa possa se lembrar dela quando for inicializado novamente.

Dica: ainda na aba “Location”, é possível definir a latitude, a longitude e a altitude exatas do local onde o usuário se encontra. Se este possuir todos esses dados, pode obter uma simulação que reproduz fielmente a observação a partir da sua localização exata.

Controles Básicos

Para olhar ao redor, basta simplesmente arrastar o mouse com obotão esquerdo pressionado, ou, utilizar as setas direcionais doteclado.

Zoom

O zoom é obtido através do scroll do mouse ou a partir das teclas Page Up e Page Down.
Paraselecionar algo, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mousesobre algum objeto no céu. Depois disso, a tecla espaço ficaresponsável por centralizar na tela o ultimo objeto selecionado.

Controle sobre o tempo

As teclas ‘j’ e ‘l’ são usadas para desacelerar e acelerar --respectivamente -- a velocidade com que o tempo passa. Para retornar àvelocidade normal, basta pressionar “k”. Dentro deste mesmo contexto, atecla “8” faz a data e o horário retornarem aos seus valores corretos.

Olhe ao redor simplesmente arrastando com o mouse ou movendo o cursor para os cantos da janela. Outra opção é usar as setas de direção do teclado. Você pode controlar o tempo (avançar, retroceder ou retornar ao presente) nos botões situados no canto direito inferior da tela ou pelas teclas J, K e L.

Há ainda uma interface de texto para usuários avançados, ideal para projeção em planetários pela praticidade. Use o botão esquerdo do mouse para selecionar um objeto, o direito para retirar a seleção e o botão do meio ou a barra de espaço para centralizar o objeto.

O zoom em planetas ou nebulosas é muito interessante, experimente! Ele é controlado pelas teclas Page Up e Page Down ou pelo scroll (rolagem) do mouse. Caso você precise de ajuda consulte o ícone correspondente ou aperte a tecla H.

Viajando no tempo

Vale a pena destacar que, com este “controle sobre o tempo”, é possível simular a abóbada celeste a fim de conferir todo o seu “visual” e comportamento tanto no passado quanto no futuro!

A seguir, um resumo dos comandos básicos do Stellarium:

• Olhar ao redor: mover o mouse com o botão esquerdo pressionado;
• Zoom +/-: Page Up / Page Down ou scroll do mouse;
• Selecionar: clique com o botão esquerdo sobre o alvo;
• Centralizar na tela objeto selecionado: espaço;
• Aumentar a velocidade do tempo: l;
• Diminuir a velocidade do tempo: j;
• Velocidade normal do tempo: k;
• Data e hora atuais: 8.

Dica de Cecemca (Unesp) e descrição de Baixaki

Boa viagem celestial!!!!!

Nenhum comentário: