quarta-feira, 30 de abril de 2008

Gimp - Edição de Imagens


O Gimp é um software livre para o tratamento e edição de imagens semelhante ao Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.

É considerado um dos melhores aplicativos do gênero disponíveis no mercado. O software possui diversos recursos desde filtros até efeitos especiais bem como uma grande quantidade de ferramentas e scrptis que dão maior liberdade ao usuário, aumentando consideravelmente os efeitos disponíveis; além disso, pode ser instalado em diversos sistemas operacionais (Windows, Mac OS X, Linux, Sun OpenSolaris e FreeBSD).

O editor possui uma suíte completa de ferramentas para a criação de imagens (Brush, Pencil, Airbrush, Clone etc) e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura, possibilitando abrir infinitas janelas simultaneamente.





O Gimp suporta diversos formatos de imagens: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF, PNG, PS, PSD, SVG, TIFF, TGA, XPM e muito mais e também carrega, salva, exibe e converte vários formatos de arquivos. Complementando tudo isso, com ele ainda é possível gerar animações.




Download do Gimp - aqui - Windows


Download em código fonte - aqui

Download para Unix - aqui

Download para Mac - aqui


A wikipedia traz uma explicação bem detalhada sobre a história do Gimp, suas caracteríticas e outras informações bastante interessantes para quem quer saber um pouco mais sobre este aplicativo.


Faça o download aqui, em PDF, de uma apostila criada por João Sebastião de Oliveira Bueno Calligaris, originalmente para o curso de uso do GNU Image Manipulation Program - GIMP. O texto original é disponibilizado pelo autor dentro da GNU Free Documentation License.


Também aqui podemos encontrar um guia de referência rápida para a utilização das principais ferramentas, seus atalhos e o caminho completo para acesso a estas ferramentas. Achei este guia muito útil, pois aponta de forma bem resumida os passos necessários para a edição que pretendemos realizar.


A Editora Novatec lançou em setembro de 2005 um livro sobre o Gimp - Gimp: Guia do Usuário que podemos encontrar por aproximandamente R$ 68,00.



O Estúdio Livre disponibiliza este tutorial aqui sobre a produção de animações utilizando o Gimp.


Mas, se você preferir tutoriais através de vídeos, no Blog do Antônio “LedStyle” Cláudio está disponível gratuitamente, sobre a licença Creative Commons BY-ND, um vídeo curso completo, para iniciantes, com 10 aulas (aqui).


Para completar este post gostaria de sugerir o site da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa - Bibvirt - onde podemos encontrar uma grande variedade de imagens para download (aqui).


Porém, se você preferir trabalhar com editores de imagens on-line, também gratuitos, não deixe de conferir: Phixr e o Pixenate.

domingo, 27 de abril de 2008

Matemática Experimental


Matemáticas Experimentais é uma exposição virtual dirigida a professores de matemática e aos seus alunos bem como a todos que tem curiosidade pela matemática e pela ciência em geral. As páginas podem ser carregadas em Inglês, Francês, Espanhol ou Português, basta escolhar o idioma na primeira página.

Nesta exposição encontramos mais de 200 situações matemáticas que propõem aos alunos experimentar, propor, testar e tentar validar hipóteses sobre as propriedades matemáticas.

São experiências simples de realizar e que necessitam apenas de materias fáceis de encontrar como, por exemplo, papel, lápis, pedaços de cartão ou de madeira e o principal: a cabeça para pensar.


Esta exposição, concebida e realizada por iniciativa da Unesco, embora sendo virtual, não pretende fortalecer a exclusão digital, para isso, oportuniza a todos aqueles que não têm ligação com a internet nem computador, imprimir as páginas a partir de arquivos PDF preparados para este fim (acesse aqui).

Os temas abragem uma variedade de assuntos relacionados à matemática e em cada tema abrem-se 3 alternativas de atividades:
  • Ler a Natureza (espirais na natureza, o mundo fractal, cônicas no espaço)
  • Pavimentar um chão (arte e pavimentos, caleidoscópios, onde estou?)
  • Preencher o espaço (empilhar laranjas, poliedros, problemas complexos)
  • Ligar-se (de um só traço, quatro cores, alô estas a ouvir-me?)
  • Calcular (com a cabeça e as mãos, números primos, imagens digitais)
  • Construir (curvas e velocidade, curvas e volumes, curvas suaves)
  • Estimar, prever (2 bolas vermelhas, bingo!, o vencedor é?)
  • Otimizar (bolas de sabão, o caminho mais curto, a melhor forma)
  • Provar (pitágoras, números e figuras, é verdade?)
  • Concluir (experimente, ponha hipótese, demonstre)

Para cada tema, encontramos:

  • uma introdução interativa;
  • experiências para os alunos realizarem;
  • algumas explicações e referências históricas;
  • algumas situações onde a matemática é utilizada;
  • uma referência de palavra chave para a internet;
  • um arquivo PDF para imprimir com algumas ajudas.

As atividades propõem um conteúdo muito rico de possibilidades interdisciplinares. Um tema que achei bastante interessante foi sobre as imagens digitais (tema calcular) que propõe discutir como a relação densidade da imagem (pixel) X dimensão da imagem (tamanho do arquivo) influencia na resolução de imagens digitalizadas.

Vale a pena conferir!!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Voki: avatar animado e com áudio



Voki é uma ferramenta online, gratuita, que permite criar um avatar* para depois disponibilizá-lo na Web.
Ao criar seu avatar é possível selecionar um personagem com suas características pessoais escolhendo cor da pele, expressões, cabelos de diferentes tamanhos, roupas, acessórios e até mesmo a paisagem de fundo, inclusive com uma imagem criada pelo usuário ou utilizar outros caracterres como, por exemplo, animais ou bonecas anime.
Após criar o avatar é possível adicionar sua própria voz via telefone, microfone, upload de um arquivo ou através de uma mensagem digitada (esta opção utilizará uma voz aleatória). Depois é só enviar por e-mail ou publicar em blog, sites, redes de relacionamento, myspace ou qualquer outro lugar da Web através do código gerado pelo próprio Voki.
Esta ferramenta permite criar e disponibilizar recados e mensagensem em cursos à distancia, webfolios, blogs, etc. Você também pode gravar depoimentos dos alunos, apresentar pequenas notícias, entre outras coisas.

Veja o meu avatar. Clique em "play" para ouvir a mensagem:


Get a Voki now!



O portal EscolaBR disponibiliza um tutorial bem simples e fácil sobre o Voki em PDF que você pode acessar aqui.

* Avatar - termo que vêm do sânscrito, significa literalmente 'encarnação'. Na internet, é utilizado para designar a representação gráfica que cada usuário cria para si mesmo em um fórum de discussão, em uma sala de chat, em um jogo ou em um mundo virtual.

Para ler o tutorial você precisa do Adobe Reader instalado em seu computador. (baixe aqui)

sábado, 19 de abril de 2008

Cadernos Eletrônicos



Os Cadernos Eletrônicos são uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo e da Escola do Futuro da USP através do Programa Acessa São Paulo.

Os Cadernos Eletrônicos são dirigidos aos monitores, usuários dos Postos do Programa Acessa São Paulo e ao público em geral. Ideal para quem está dando os primeiros passos na internet e quer conhecer os princípios básicos de funcinamento das ferramentas disponíveis, porém usuários com conhecimentos mais avançados poderão encontar aqui boas dicas para turbinar a navegação.

O objetivo deste material é desenvolver diferentes competências nas áreas de informática e internet, além de contribuir para a inclusão digital. Eles trazem um conteúdo ilustrado, objetivo, com abordagem didática e contextualizada, ideal para o usuário que está navegando.

Todos os cadernos estão disponíveis para download, podendo ser lidos off-line, basta clicar no link do seu interesse, baixar o arquivo e até imprimir, se quiser.
Veja:


1 - Como usar e gerenciar seus e-mails
Cadastre-se em webmails gratuitos e aprenda como receber, compor e enviar mensagens. (aqui)



2 - Editoração e processamento de texto
Saiba mais sobre editores de texto on-line, como se cadastrar, utilizar e compor textos. (aqui)


3 - Planilha eletrônica e gráficos
Aprenda mais sobre como se organizar e ordenar sua vida pessoal e profissional utilizando planilhas. (aqui)



4 - Navegação e Pesquisa na internet
Conheça os diversos navegadores, se familiarize com a busca na internet e aprenda a organizar links. (aqui)



5 - Publicação de conteúdo na internet
Descubra como fazer sua homepage, como se cadastrar e hospedar seu site em servidores gratuitos. (aqui)



6 - Uso de impressora e tratamento de imagem
Produza imagens digitais com qualidade de impressão e saiba como montar fotografias e incluir texto nas imagens. (aqui)



7 - Comunidades Virtuais - listas, chats e outros
Conheça ferramentas de interação on-line, como comunicadores instantâneos, listas, chats e fóruns; e saiba como utilizá-los. (aqui)



8 - Navegação Segura
Aprenda como navegar com segurança, como evitar se expor na net e que situações apresentam riscos. (aqui)



9 - Multimídia - vídeo e áudio no computador
Saiba como fazer do computador um meio de diversão e lazer, comunicação e interação. (aqui)



10 - Web 2.0 e aplicativos on-line
Conheça um pouco mais sobre essa tendência do mundo virtual e quais aplicativos on-line facilitam seu dia-a-dia. (aqui)



Para ler os Cadernos Eletrônicos você precisa do Adobe Reader instalado em seu computador. (baixe aqui)

O mundo de Rafinha

Encontrei um vídeo no youtube que tem tudo a ver com o tema do blog. Este video nos apresenta o dia-a-dia de Rafinha, um jovem de 16 anos que nasceu e cresceu com a tecnologia e só conhece o mundo da informação, o mundo da colaboração e da participação, onde a variedade de escolhas é imensa e todos fazem parte de uma grande teia. Um mundo onde todos são editores de conteúdo através de seus blogs, fotologs, câmeras digitais, redes de relacionamento, wikipédia, youtube, etc., um mundo onde as ferramentas de produção foram democratizadas e, de consumidores passivos, passamos a produtores ativos. Um mundo, onde a internet se torna uma rede que conecta pessoas e não apenas computadores, em qualquer lugar e a qualquer momento. Um mundo digitalizado que privilegia o consumo de experiências.
Este é o mundo de Rafinha ... o nosso vizinho, o nosso filho, o nosso aluno, o nosso irmão ... uma geração que está conectada o tempo todo.



Enquanto educadores, muitos questionamentos nos surgem ao ver este vídeo:
- Como estamos utilizando as tecnologias?
- Que uso fazemos destas tecnologias na educação?
- Que geração estamos formando?
- Qual nossa responsabilidade nesse "mundo do Rafinha"?
- Como educadores, qual nosso papel?
- Que papel deverá desempenhar nossa escola?
Estes são apenas alguns pontos sobre os quais podemos refletir.
Este vídeo me parece bastante instigador ...


O mundo de Rafinha é uma produção da TV1, agência de comunicação que conta em sua estrutura com 5 áreas especialistas em diferentes mídias, entre elas a TV1.com, uma das principais agências de marketing do Brasil.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Criar Livros Virtuais




O site Issuu permite criar livros virtuais a partir de qualquer domumento PDF que possua menos que 500 páginas ou 100 Mb. Assim, a opção oferecida pelo programa é o de transformar o arquivo em livro digital, o que pode ser feito enviando o arquivo ao site e este o transforma em flash automaticamente, deste modo o usuário pode criar uma biblioteca virtual.

Você faz o cadastro na página e começa a fazer os uploads dos sues trabalhos em PDF. O site monta automaticamente o arquivo em forma de revista, dando vida e dinamismo às suas páginas sendo possível enviar/transformar, procurar arquivos, criar comunidades, e widgets (miniaturas personalizáveis) para partilhar em comunidades, sites ou blogs.

Você poderá criar uma biblioteca personalizada, reunindo todo conteúdo de seu gosto na forma de uma revista virtual, com a opção de zoom, virar páginas, visualizar páginas e imprimir. Também é possível comentar e receber comentários de amigos e até compartilhar seus documentos.

Veja o livro que criei com a cartilha de segurança na net publicada pela gvt que trata sobre o uso responsável da internet.

Gerador de PDF



Criado pela Adobe, o formato PDF (Portable Document Format) é uma especificação disponível publicamente usada por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos. Arquivos em PDF tem sido adotado por empresas, educadores e governos do mundo todo para otimizar a troca de documentos, aumentar a produtividade e diminuir a dependência de papel.

Vantagens:

Os arquivos PDF têm exatamente a mesma aparência dos documentos originais e preservam as fontes, as imagens, os elementos gráficos e o layout de qualquer arquivo de origem — independentemente do aplicativo e da plataforma que foram usados para criá-lo.

Qualquer pessoa pode compartilhar, visualizar e imprimir documentos PDF em qualquer sistema.

Os arquivos PDF são compactos e fáceis de trocar.

É possível proteger os arquivos PDF com senhas, impedindo a visualização e a alteração não autorizados.




A Adobe oferece um gerador de arquivos PDF online (aqui).





Existem outros serviços na Web que fazem a conversão de diferentes formatos como DOC, PPT, JPG, etc., em arquivos PDF. O site PDF online é uma alternativa. A conversão dos arquivos é gratuita.
Também é possível realizar a operação contrária e converter arquivos PDF em arquivos de texto. Para isso clique aqui e, gratuitamente, converta online seus dados.

Apresentação de Slides



O Slide é uma ferramenta de compartilhamento de fotos para Blogger que possibilita a criação online de Slide Show de maneira muito simples, rápida, prática e, além de tudo, divertida.

Para acessar o slide é necessário realizar o cadastro no site e, a partir daí, usar a imaginação, criar e publicar seu slideshow.

Esta ferramenta oferece projetos pré-definidos, bastanto inserir os arquivos desejados ou permite-nos customizar o projeto a partir da escolha de estilo, skins, temas, música, fundo, efeitos e tamanho da apresentação.




O carregamento de arquivos também é simples e rápido, sendo possível adicionar imagens guardadas no próprio computador ou imagens armazenadas em diversos sites como Flickr, Facebook, My Space e outros.

É possível até incluir vídeos do you tube. Veja o slide show que eu fiz com fotos de Santa Maria.



quarta-feira, 16 de abril de 2008

Onde fazer um Blog?

Blogs gratuitos No Brasil




• Blogger - http://www.blogger.com/start

Manual básico do Blogger (aqui) - 3ª edição - Produzido por Simão Pedro P. Marinho - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Instituto de Ciências Humanas - Programa de Pós-graduação em Educação

• Blig - http://blig.ig.com.br/
• BOL - http://blog.uol.com.br/
• Terra - http://blog.terra.com.br/

No exterior

• Blog-city- http://www.blog-city.com/bc/
• Blogger - http://www.blogger.com/start
• Bloglines - http://www.bloglines.com/
• Blogsome - http://www.blogsome.com/
• Edublogs - http://edublogs.com/ [apenas para professores]
• Learnerblogs - http://learnerblogs.org/ [apenas para alunos]
• My Blog Site - http://www.myblogsite.com/
• Squarespace - http://www.squarespace.com/
• tblog - http://www.tblog.com/
• The free country - http://www.thefreecountry.com/webhosting/freeblogging.shtml
• Tripod Lycos - http://www.tripod.lycos.com/
• Wordpress - http://wordpress.com/

Blogs e Educação


Os blogs, bem como os recursos mais novos da Internet, não surgiram para uso específico da escola e nem tampouco nasceram a partir dela; mas parece-me que se impõe a escola e a seus professores e gestores, pensar em alternativas de seu uso na educação escolar. O uso das tecnologias digitais vem invadindo as escolas como novas alternativas de educação e daí, por conta de professores que pensam e fazem diferente, se propondo a tentar e/ou testar novas alternativas de educação, vão surgindo experiências ricas combinando essas tecnologias com formas de educação que exigem alunos autores, ativos, saindo da passividade que tem sido uma marca da escola.

Os Blogs educacionais, como ferramenta de aprendizagem, permitem aos alunos atuarem tanto em atividades individuais como em grupo, bem como sua escrita possibilita o rascunho, a edição, a organização, a pré-escrita, a leitura da prova, a publicação e a revisão; atividades estas que caracterizam o efetivo exercício da escrita . Não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem.

No Portal Educacional Positivo encontramos um artigo onde Dra. Betina Von Staa aponta sete motivos pelos quais um professor deveria criar um blog: (acesse aqui o artigo completo)

1. É divertido,

2. Aproxima professor e alunos,

3. Permite refletir sobre suas colocações,

4. Liga o professor ao mundo,

5. Amplia a aula,

6. Permite trocar experiências com colegas,

7. Torna o trabalho visível.

As revistas também nos trazem algumas reportagens sobre o uso educativo dos blogs, contando algumas experiências bem sucedidas como a Revista Nova Escola - Blog: Diário (de aprendizagem) na rede (leia aqui) e a Revista Época - Quer aprender? Crie um blog (leia aqui).

Sérgio F. Lima, em seu blog - Aprendendo em Redes de Colaboração - faz a tradução de um excelente texto disponível no edublogs sobre os "10 modos de uso do seu edublogue em ensino" (aqui texto original, em inglês), onde destaca 10 maneiras por onde podemos começar o uso dos blogs:

1. Publique materiais e recursos;

2. Disponibilize discussões on-line;

3. Crie uma publicação da turma;

4. Substitua sua Newsletter;

5. Coloque seus alunos para blogar!;

6. Compartilhe seus planos de aula;

7. Multimídia Integrada de todas as descrições;

8. Organize, organize, organize;

9. Crie uma “ouvidoria” do seu curso (Get feedback);

10. Crie uma página web completa e funcional.

O que são Blogs?

Partindo da idéia de que o objetivo deste Blog é tornar-se um espaço de reflexão e discussão sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias na educação, nada mais coerente do que ter, como um dos primeiros temas proposto, o próprio Blog enquanto ferramenta de aprendizagem.

A Wikipédia define Blog (Weblog, blog ou blogue) como uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estas páginas da internet em forma de blog são atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo, podendo ser temáticos ou não, eles trazem textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia, formando, o que chamamos hoje, de blogosfera (conjunto de blogs da web).



A separação dos post por data de publicação e a possibilidade dada aos leitores de inserir comentários é o que caracteriza esta ferramenta e a diferencia de uma página da internet.
Assim, os blogs se tornam importantes e dinâmicas ferramentas de comunicação e de difusão da informação, tendo em vista que são espaços de produção colaborativa.

A coleção Conquiste a Rede é uma coleção de e-books, disponível gratuitamente para download e licenciados pela Creative Commons, escrita por Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei que ensina de maneira simples e fácil a utilizar as novas mídias digitais. Um dos temas abrodados são os Blogs, faça o download aqui.

Para ler os livros da coleção você precisa do programa Adobe Reader. Se você não tem instalado, clique aqui para fazer o download gratuito.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tecnologias na Educação


Como o tema deste blog diz respeito as Tecnologias na Educação, quero começar as postagens fazendo referência ao livro Integração das Tecnologias na Educação, disponível para donwload. O texto, organizado por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran, nos aponta os novos e complexos desafios que a utilização das novas tecnologias impõem à educação e a seus profissionais.
Os autores destacam que para entender e superar estes desafios é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.
O conjunto de textos que compõem esta série foram agrupados em capítulos, sendo:
A seleção de artigos para esta coletânea baseou-se no intuito de proporcionar ao
leitor a reflexão sobre temas e questões essenciais relacionados à integração de
tecnologias na educação e à formação continuada ou inicial de educadores para incorporar
tecnologias ao seu fazer profissional, recriando suas práticas e seus espaços de atuação.
Este livro é uma publicação do programa Salto para o Futuro realizado pela TV Escola.