domingo, 4 de janeiro de 2009

XtraNormal - Criando Animações 3D

Série HQ - Post 7


Navegando pelos mares virtuais, enquanto aproveitava estes dias de feriado, encontrei uma ferramenta divertidíssima e de alta qualidade: XtraNormal. Com ela podemos criar animações 3D sem a necessidade de instalar qualquer software no computador; além disso, podemos elaborar roteiros, inserir falas, emoções e gestos, criando animações com qualidade profissional.

A facilidade de uso do XtraNormal não reflete a riqueza de detalhes e as possibilidades de personalização que podemos dar à animação. O filme produzido pode ter um ou dois personagens e suas expressões e reações podem ser perfeitamente sincronizadas às falas, já que estas falas são totalmente editáveis.


Criar roteiros, incluindo expressões faciais, diálogos e movimentos é tarefa muito simples. Da mesma forma, podemos selecionar a câmera que realizará a gravação, escolhendo fundo, música, além de decidir o tempo de duração da animação.

Para iniciar a criação é necessário realizar o registro no sítio. Logo após, devemos escolher um dos 4 modelos oferecidos e definir se desejamos realizar a animação com um ou dois personagens.


Passo 1: Escolher o ambiente, trilha sonora, atores e vozes.
Obs: Uma limitação na escolha das vozes: somente existe a opção de língua portuguesa para vozes femininas.


Passo 2: Digitar as falas de cada um dos personagens nas caixas designadas, adicionando quantos blocos de textos forem necessários (clicando no ícone "+").

Passo 3: Inserir as diferentes ações no script: ângulo da câmera, efeitos sonoros, expressões faciais, animação dos personagens e pausas. Para inserir as ações basta clicar e arrastar os ícones, localizando-as no local onde a ação deverá ocorrer.

Um recurso auxiliar nesta etapa é a "MAGICAM" que seleciona automaticamente o ângulo das câmeras.


Passo 4: Clicar em "ACTION!" para criar a animação baseada no roteiro elaborado. Nesta etapa podemos assistir a animação, conferir todos os passos, detectar os erros e modificá-los.


Passo 5: Após conferida a animação, estando tudo certo, é hora de salvar e publicar; para isso, vamos clicar em "IT'S A WRAP!"


Ferramentas

No menu à esquerda estão disponíveis diferentes ações que podem ser aplicadas nos blocos de texto. Cada ação pode ser aplicada e intercalada com as falas. São elas:


- Câmera: recursos utilizado para o diálogo e alternação entre os personagens. Estão disponíveis 10 ângulos diferentes.

- Animations: movimentos e expressões corporais que refletem o estado de espírito dos personagens.

- Expressions: expressões que refletem e destacam as reações dos personagens.

- Looks: para reforçar ações, com esta opção, é possível fazer o personagem olhar diretamente para a câmera.

- Points: posições de mãos, braços e dedos que complementam as falas dos personagens.

- Pauses: duas opções de pausa a ser adicionada entre as falas/ações.

- Sounds: efeitos sonoros para incrementar as ações.


Publicar


Depois de concluído o trabalho, é possível compartilhar a animação. Podemos realizar esta etapa de diferentes maneiras: postar o vídeo em redes sociais como Facebook e MySpace, enviar por e-mail ou utilizar o código para postar no blog. Também podemos divulgar a produção diretamente no YouTube, para isso é necessário cadastrar nossas informações da conta Google no XtraNormal.

Remixar

Outra opção do XtraNormal é a possibilidade de editar os filmes produzidos por outros usuários. Tudo pode ser alterado: personagens, ações e roteiro; porém o filme original é mantido inalterado.

O layout é bastante semelhante ao do YouTube, oferecendo opções como: assistir os vídeos já produzidos, adicionar em favoritos e denunciar vídeos com conteúdo impróprio.

Achei o serviço de alta qualidade, com recursos fantásticos. Isso abre um leque imenso de possibilidades de uso na produção de materiais pelos alunos e até mesmo pelos professores.

Boas Animações!!!!!





Posts Relacionados:
Série HQ - Educação em Quadrinhos (Post 1)
ToonDoo - Criando HQs ... muitas possibilidades! (Post 2)
Pixton - (Re)Criando Quadrinhos (Post 3)
HagáQuê - Criando Quadrinhos (Post 4)
Comiqs - Criando Quadrinhos com as Próprias Fotos (Post 5)
BitStrip - Crie Avatares e Construa a sua HQ (Post 6)

2 comentários:

#ProfVanessaNogueira disse...

Olá!!

Estou passando para agradecer pelo Prêmio Dardos.

Adorei!!!

bjs

VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola

Anônimo disse...

Excelente dica! Já fiz um pequeno filme com ele e inseri no meu site.