domingo, 4 de janeiro de 2009

XtraNormal - Criando Animações 3D

Série HQ - Post 7


Navegando pelos mares virtuais, enquanto aproveitava estes dias de feriado, encontrei uma ferramenta divertidíssima e de alta qualidade: XtraNormal. Com ela podemos criar animações 3D sem a necessidade de instalar qualquer software no computador; além disso, podemos elaborar roteiros, inserir falas, emoções e gestos, criando animações com qualidade profissional.

A facilidade de uso do XtraNormal não reflete a riqueza de detalhes e as possibilidades de personalização que podemos dar à animação. O filme produzido pode ter um ou dois personagens e suas expressões e reações podem ser perfeitamente sincronizadas às falas, já que estas falas são totalmente editáveis.


Criar roteiros, incluindo expressões faciais, diálogos e movimentos é tarefa muito simples. Da mesma forma, podemos selecionar a câmera que realizará a gravação, escolhendo fundo, música, além de decidir o tempo de duração da animação.

Para iniciar a criação é necessário realizar o registro no sítio. Logo após, devemos escolher um dos 4 modelos oferecidos e definir se desejamos realizar a animação com um ou dois personagens.


Passo 1: Escolher o ambiente, trilha sonora, atores e vozes.
Obs: Uma limitação na escolha das vozes: somente existe a opção de língua portuguesa para vozes femininas.


Passo 2: Digitar as falas de cada um dos personagens nas caixas designadas, adicionando quantos blocos de textos forem necessários (clicando no ícone "+").

Passo 3: Inserir as diferentes ações no script: ângulo da câmera, efeitos sonoros, expressões faciais, animação dos personagens e pausas. Para inserir as ações basta clicar e arrastar os ícones, localizando-as no local onde a ação deverá ocorrer.

Um recurso auxiliar nesta etapa é a "MAGICAM" que seleciona automaticamente o ângulo das câmeras.


Passo 4: Clicar em "ACTION!" para criar a animação baseada no roteiro elaborado. Nesta etapa podemos assistir a animação, conferir todos os passos, detectar os erros e modificá-los.


Passo 5: Após conferida a animação, estando tudo certo, é hora de salvar e publicar; para isso, vamos clicar em "IT'S A WRAP!"


Ferramentas

No menu à esquerda estão disponíveis diferentes ações que podem ser aplicadas nos blocos de texto. Cada ação pode ser aplicada e intercalada com as falas. São elas:


- Câmera: recursos utilizado para o diálogo e alternação entre os personagens. Estão disponíveis 10 ângulos diferentes.

- Animations: movimentos e expressões corporais que refletem o estado de espírito dos personagens.

- Expressions: expressões que refletem e destacam as reações dos personagens.

- Looks: para reforçar ações, com esta opção, é possível fazer o personagem olhar diretamente para a câmera.

- Points: posições de mãos, braços e dedos que complementam as falas dos personagens.

- Pauses: duas opções de pausa a ser adicionada entre as falas/ações.

- Sounds: efeitos sonoros para incrementar as ações.


Publicar


Depois de concluído o trabalho, é possível compartilhar a animação. Podemos realizar esta etapa de diferentes maneiras: postar o vídeo em redes sociais como Facebook e MySpace, enviar por e-mail ou utilizar o código para postar no blog. Também podemos divulgar a produção diretamente no YouTube, para isso é necessário cadastrar nossas informações da conta Google no XtraNormal.

Remixar

Outra opção do XtraNormal é a possibilidade de editar os filmes produzidos por outros usuários. Tudo pode ser alterado: personagens, ações e roteiro; porém o filme original é mantido inalterado.

O layout é bastante semelhante ao do YouTube, oferecendo opções como: assistir os vídeos já produzidos, adicionar em favoritos e denunciar vídeos com conteúdo impróprio.

Achei o serviço de alta qualidade, com recursos fantásticos. Isso abre um leque imenso de possibilidades de uso na produção de materiais pelos alunos e até mesmo pelos professores.

Boas Animações!!!!!





Posts Relacionados:
Série HQ - Educação em Quadrinhos (Post 1)
ToonDoo - Criando HQs ... muitas possibilidades! (Post 2)
Pixton - (Re)Criando Quadrinhos (Post 3)
HagáQuê - Criando Quadrinhos (Post 4)
Comiqs - Criando Quadrinhos com as Próprias Fotos (Post 5)
BitStrip - Crie Avatares e Construa a sua HQ (Post 6)

2 comentários:

Vanessa dos Santos Nogueira disse...

Olá!!

Estou passando para agradecer pelo Prêmio Dardos.

Adorei!!!

bjs

VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola

Prof Paulo disse...

Excelente dica! Já fiz um pequeno filme com ele e inseri no meu site.