sábado, 27 de setembro de 2008

HagáQuê - Criando Quadrinhos (4)

Série HQ - Post 4

É impossível falar em Quadrinhos sem falar do HagáQ.

O que é o HagáQuê?

Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros, além de ser uma excelente ferramenta para o trabalho com alunos com necessidades especiais.

Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.

O HagáQuê foi concebido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por qualquer pessoa, mesmo que ainda seja inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.

O software foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp/SP, é gratuito e pode ser baixado no computador para uso off-line.

Vídeo demonstração:


O HagáQuê oferece inúmeros recursos e possibilidades para a criação dos quadrinhos. Um diferencial deste software é a possibilidade de adicionar som à historinha, tanto um som que tenhamos no computador, como podemos gravá-lo através de um microfone. Oferece, também, a opção de imprimir as produções ou publicá-las na rede.

Tutorial do HagáQuê produzido pelo Proinesp - Projeto de Informática na Educação Especial:


hq-material_de_apoio - Get more Business Documents



Bons HagáQuês!!!





Posts relacionados:

Série HQ - Educação em Quadrinhos (Post 1)
ToonDoo - Criando HQs ... muitas possibilidades! (Post 2)
Pixton - (Re)Criando Quadrinhos (Post 3)

Nenhum comentário: