segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Phun - Simulações Físicas em 2D


Phun é um divertido e educativo software de simulações físicas, criado por Emil Ernerfeldt, a partir de sua tese de mestrado. Ele não se resume em ser apenas mais um jogo, sua proposta é pensar a Física interativa como uma tecnologia que permite desenvolver novos conceitos, usando a computação de forma criativa a partir de animações e simulações que unem arte e educação. Dessa forma, Phun combina a capacidade de resolver problemas com criatividade e arte, encantando crianças e adultos.


O software é gratuito para usos não comerciais, e pode ser baixado na própria página do programa, ou aqui (versão para Windowns, Linux ou Mac). Com ele, além de recriar situações que representem o mundo real, o professor pode alterar as variáveis a fim de adaptá-las a suas exigências. Por ser gratuito e pequeno (menos que 3 megabytes), os alunos que tiverem interesse poderão instalá-lo em suas casas e desenvolver as simulações que desejarem.

Phun pretende fazer a diferença na promoção da ciência e da arte, incentivando crianças e jovens a construção de aprendizagens significativas. Assim, Phun é um "playground" para mentes criativas, onde brinquedos podem facilmente ser criados. Veja o vídeo:




Boas Simulações!!!!






Posts Relacionados:
TryScience - Educação em Ciências
Projeto PhET - Experimentos Virtuais
Física para Todos na Web
Ludoteca - Bancada Virtual de Física

2 comentários:

Lenira Barbosa Zandomenico disse...

Olá verônica, demais isso...
Por isso que eu digo que esse blog é lugar pra se aprender muito...
Abraços, amiga

Lenira

Verônica Carvalho disse...

Oi Lenira!!!!

Obrigada pela visita e tbem pelo carinho!
Seja sempre muito bem-vinda e sinta-se a vontade para sugerir e participar, é sempre uma grande alegria receber visitas como a tua.

Bjoka