domingo, 7 de dezembro de 2008

Educalab - Criação Colaborativa de Conhecimento

Navegando no Educared España encontrei esta FANTÁSTICA ferramenta - EDUCALAB. Esta aplicação tecnológica se baseia no conceito de "wiki" e nas funcionalidades web2.0 - a internet colaborativa.

EducaLab propõe uma nova maneira de escrever, de dispor as informações e de comunicar no espaço digital. As funcionalidades oferecidas pela ferramenta favorecem e incentivam a criação coletiva de conhecimento, o intercâmbio e o acesso a recursos disponíveis na rede.

Na perspectiva de hipertexto, os usuários podem gerar seus próprios espaços virtuais, criando projetos de investigação coletiva a partir da transformação da área de trabalho do computador numa espécie de mural, onde se pode adicionar textos, links, imagens, áudios, vídeos, RSS, mapas, anotações e linhas do tempo, elementos estes que podem ser constantemente recriados.

Selecionei um exemplo que demonstra a maioria das funcionalidades deste maravilhoso e criativo recurso pedagógico. Para ver, clique aqui.

Vídeo explicativo:




Vejo esta ferramenta com um grande potencial para ser explorado em aula visto que abre muitas possibilidades de expressão e comunicação a partir de uma linguagem multimídia e ainda possibilita a construção colaborativa.

Boas Criações Colaborativas!!!!!





Posts Relacionados:
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
ShowDocument - Ferramenta Colaborativa com Chat
Thumbrl - Transmitindo Informações pela Web
DocStoc - Armazene, Compartilhe e Publique Documentos
VooText - Compartilhando Textos
Glypho - Continue a História
Asterpix - HiperTexto em Vídeo / HiperVídeo

Nenhum comentário: