sexta-feira, 9 de maio de 2008

RSS, o que é isso?


Vasculhando a net e buscando saber um pouco mais sobre RSS encontrei este post de Alexandre Fugita no Techbits. Em uma linguagem simples, clara e objetiva ele comenta sobre RSS e oferece as informações necessárias para que possamos compreender seu funcionamento.

O que é RSS?
Basicamente, o RSS é uma forma de facilitar o acesso a uma grande quantidade de informações. Se você está acostumado a visitar uma dúzia de sites diariamente em busca de notícias novas, pode estar desperdiçando seu precioso tempo. Entrar em cada um, todos os dias, é trabalhoso e improdutivo. Com o RSS tudo isso acaba. Você só entra em um site quando o mesmo for atualizado. Melhor: você só entra no site se aquela informação que foi publicada é o que está procurando. Em uma era na qual a informação aparece aos montes e o tempo disponível para consumí-las é limitado, o RSS é o “salvador da pátria “.

A sigla RSS significa Really Simple Syndication. É na verdade um formato baseado em arquivos XML e que serve para troca de informações. Há controvérsias quanto ao significado da sigla. Uns dizem Really Simple Syndication, outros dizem Rich Site Summary, ou ainda RDF Site Summary. O que importa é a funcionalidade e não o nome…

Como saber se um site possui RSS?
Bom, se você usa o Firefox, no canto direito da barra de endereços irá aparecer um ícone laranja, o mesmo que ilustra o início deste artigo, e o mesmo que você encontra na barra lateral da direita desta página. Esse é o símbolo oficial do RSS. O mesmo acontecerá com o Internet Explorer 7 que está para sair oficialmente nos próximos dias. Na verdade todo site que se preze deve possuir RSS. Se você ainda está no IE6, é só observar na página de seu site favorito se há alguma informação como RSS ou XML. Em caso positivo o site possui RSS e você precisará do link que esse ícone aponta para cadastrar no seu leitor favorito.

Leitores (agregadores) de RSS
Os arquivos RSS são lidos por agregadores, ou seja, os programas que juntam toda essa informação e mostram para você em um único lugar. Só será necessário escolher qual feed RSS você quer acompanhar e saber se há novidades interessantes por lá. Se for este o caso é sempre legal visitar o site para ler a informação .


Assim como existem programas e serviços para ler e-mails no desktop (Outlook, Eudora) e online (GMail, Hotmail) existem programas e serviços para ler feeds online e no desktop.


Os principais leitores de feeds tipo desktop são:

AmphetaDesk
FeedDemon
SharpReader
NetNewsWire (para Mac)
Mozilla Thunderbird, que é um programa de e-mail com suporte a feeds.

Na categoria online temos:




Bloglines, que tem opção de interface em português e um grande catálogo de feeds já cadastrados em seu banco de dados.

O que você precisa para usar os leitores de feeds?
Baixar o programa ou criar uma conta nos serviços online e informar quais sites quer acompanhar. Sites de notícias e até tirinhas em quadrinhos têm feeds. De agora em diante você não precisa mais ficar indo de site em site ver se alguma coisa nova apareceu. Basta abrir seu leitor de feeds e receber todas as informações em um só lugar.

Então ..........

Pensando nisso, o Frederico do Teia, estudando umas ferramentas de agregação de conteúdo, resolveu experimentar um pouco o Planet. Esse é um software muito comum entre alguns projetos de software livre e que serve pra reunir, em uma única página web, postagens de vários blogs diferentes. Ele funciona como se fosse um cliente RSS, só que ele monta uma página com os resultados. Ou seja, basta selecionar quais sítios se quer acompanhar (via RSS ou Atom) e ele vai lá de tempos em tempos, puxa os RSS e monta uma página com os resultados. É uma idéia simples, mas genial pra projetos diversos que possuam um tema em comum. Parece um blog comum, mas, na verdade, é um "blog de blogs". Os blogs originais são os nomes que estão à direita, sob Subscriptions. Então, o Planet pega todas as postagens deles e monta essa página. Daí surgiu o Blogs Educativos, confira!

Frederico indica: existe um grupo de discussão muito legal pra quem se interessa pelo uso da Internet na educação que é o Blogs Educativos. Apesar do nome, lá se discutem outras tecnologia além do blog, apesar desse ser o tema mais recorrente. As discussões são sempre de alto nível e as pessoas são muito bacanas e sempre prontas a ajudar. Vale a pena assiná-lo. Como praticamente todo mundo que participa do grupo mantém um blog, surgiu a idéia de agregá-los em um sítio usando o software Planet. Assim, além de ficar mais fácil acompanhar as publicações, ajuda também a divulgar os blogs em si. Pra quem quiser acompanhar o agregador, o endereço é: http://blogseducativos.teia.bio.br/.

2 comentários:

Andréa De Carli disse...

Oi Verônica

Peguei teu endereço lá do Blog Ideias e Atividades educativas, o qual sou colaboradora e posto atividades.
Adorei suas dicas, algumas já conhecia outras duas ja tratei de copiar para publicar em meu Blog, claro com a devida fonte do seu Blog. Tendo um tempinho visite todos os meus blogs. Hj mesmo postei novidades nos blogs.
Abraços Andrea

Cid Rodrigues de Andrade disse...

Verônica
Excelente. O RSS é uma brilhante tecnologia, mas pouco compreendida e utilizada. Tem um bom vídeo sobre RSS no meu blog.