sábado, 17 de maio de 2008

Turbine suas buscas!

O Google buscas, através de seu visual simples e despojado, a princípio não transmite a idéia de tudo que se pode fazer a partir de sua caixa de pesquisa. Acrescentando alguns comandos às palavras que desejamos procurar poderemos obter desde uma calculadora até um buscador de arquivos.

Sugiro aqui dez dicas para tirar o maior proveito de uma das ferramentas de pesquisa mais popular da internet:


1. Expressões:

Ao digitar a expressão procurada entre aspas, teremos como resultado o termo exato, como por exemplo, "educação digital".

Ao colocar o sinal "+" entre as palavras, aparecerão os dois termos.

2. Refinar o resultado:


Se a intenção de busca for por pelo menos uma das palavras de uma expressão, é preciso utilizar "OR" ("ou" em inglês) entre as palavras.

Outra possibilidade é utilizar o sinal "-", com ele é possível filtrar o resultado da pesquisa, eliminando da busca a palavra que se deseja excluir. Obs: neste caso é necessário que não exista espaço algum entre o sinal e a palavra que se deseja excluir.

3. Formatos de arquivos:

Para realizar a busca de um determinado formato de arquivo, depois de digitar o termo desejado, é necessário especificar a extensão do arquivos que interessa usando o comando "filetype:".


4. Nomes em domínios:

Se a necessidade for pesquisar palavras dentro de determinados tipos de domínios da web, digita-se o termo desejado seguido do comando "site:" e do tipo de domínio desejado.

5. Imagens:

Não é necessário mudar de página para pesquisar imagens. Basta digitar "pictures" depois da palavra.

6. Definições:

Definições de palavras podem ser obtidas com o comando "define:" antes da palavra que se deseja conhecer.


7. Palavras em frase:

O asterisco "*" substitui uma ou mais palavras em uma frase.

8. Endereços de sites:

Para buscar por URLs (endereços) de sites utliza-se o comando "inurl:" seguido da palavra desejada, sem deixar espaço entre elas.


9. Palavra em títulos:

Para localizar palavras em títulos, digita-se a palavra desejada depois do comando "intitle:". Caso o nome procurado seja uma palavra composta, devemos escrever o termo completo entre aspas.

10. Cálculos:

No Google buscas também é possível realizar cálculos, para isso é necessário utilizar os sinais de + (soma), - (subtração), * (multiplicação), ^ (potenciação) e / (divisão), entre outros. Dessa maneira o buscador transforma-se em uma calculadora.

Nenhum comentário: