sábado, 17 de maio de 2008

Mecanismos de busca alternativos

O Google não é a única ferramenta de pesquisa na rede. Sites alternativos podem facilitar a localização de dados dependendo do tipo de pesquisa que queremos realizar.





A Wiki Search, inaugurada em janeiro de 2008, é uma ferramenta de busca de licença aberta (software livre).

Diferentemente do Google e da maioria dos buscadores, que utliza o "engenho de busca" como forma de realizar suas pesquisas (sistema automático em que vários computadores trabalham para coletar, analisar e armazenar informações existentes na internet); este mecanismo de busca é um sistema colaborativo que depende, sobretudo, da capacidade das pessoas para coletar e analisar a relevância das informações.


Os resultados oferecidos pelo Wikia Search ainda deixam muito a desejar visto que dependem do feedback dos usuários e o site está com apenas 4 meses de vida. Assim, no momento, podemos ajudar colaborando com "mini artigos" que aparecem no topo de termos de busca populares.

Acreditando que a busca é uma parte fundamental da infraestrutura da Internet e, portanto, pode e deve ser feita de uma forma aberta, objetiva e responsável. Este site representa, na visão de seus idealizadores, o primeiro rascunho do futuro da busca pois sustenta-se em quatro princípios organizacionais: transparência, comunidade, qualidade e privacidade.






O Musicovery é uma mistura de webrádio com site de busca que trabalha com buscas por gêneros pré-determinados.

A proposta deste site é ajudar a ampliar nossos horizontes musicais e a encontrar e conhecer todo tipo de música. Este sistema é bastante interativo permitindo ao usuário escutar músicas de acordo com sua preferência sem ter que gastar muito tempo com compilações e configurações.

Ao realizar a escolha de um gênero, a rádio já começa a tocar. Porém, ainda é possível ser mais específico escolhendo os resultados a partir de 3 parâmetros: ritmo, estado de espírito e época.

São, ao todo, 18 estilos musicais oferecidos, relacionados a partir de um espectro de cores variadas. A princípio, todos estão selecionados para tocar na sua rádio, mas, se por algum motivo um estilo musical não lhe agrade, é só desmarcá-lo para fazer músicas relacionadas a ele não tocarem mais.

Na linha do tempo, é possível demarcar a época das canções que serão tocadas, da maneira que você quiser: restringir a escolha a apenas uma década ou então deixar tocando só músicas do novo milênio.


Ainda é possível selecionar o estado de espírito, dentro de um retângulo dividido em quatro extremos — Dark (obscuro), Calm (calmo), Positive (positivo) e Energetic (energético). Nesse quadro, a experimentação pode ser maior, já que se escolhe pontos variáveis que combinam os tipos de energia relacionadas aos sons. Se você quer escutar músicas para meditar ou para dançar, é só mudar as batidas e o ritmo para mais ou menos, escolhendo trilhas sonoras de agitação ou relaxamento para se encaixarem de acordo com as ocasiões. O sistema de cores e um outro semelhante à emissão de ondas são excelentes para auxiliar o usuário a sempre saber em que praia está navegando. Tudo o que você escolheu vai estar destacado, facilitando a assimilação da interface.




O Quintura é um mecanismo de busca que a partir de palavras-chave vai formando uma nuvem de tags. O diferencial deste site é que ao invés de ir clicando em links irrelevantes até encontrar o que você está procurando, podemos ir filtrando os resultados da pesquisa de acordo com “tags” associadas às palavras digitadas e usando uma interface dinâmica e visual, que eles chamam de mapa visual semântico.

Descobri também que o Quintura oferece um portal destinado aos pequenos, o Quintura Kids. Aqui a busca pode ser uma diversão.



Outro buscador temático de músicas na internet é o SeeqPod.

O SeeqPod não é só um mecanismo que busca músicas na internet, com ele é possível ouvir as músicas que ele retorna em seu próprio tocador; ou seja, ele é uma busca "tocável". No SeeqPod Music, podemos pesquisar por músicas, videoclipes e podcasts de artistas favoritos, além de descobrir novas bandas e gêneros que não se conhecia. E, depois de encontrar o que procura, é possível criar e salvar playlists, para ouví-las depois. Ainda podemos compartilhar as listas com os amigos, através de e-mail ou inserindo um tocador em uma página pessoal.

A quantidade de músicas na internet é imensa, e a grande rede serve como uma excelente fonte para armazenar e divulgar músicas, remixes e versões de todos os tipos. O SeeqPod vasculha toda a rede em busca desses arquivos. Além disso, artistas caseiros ou anônimos também podem enviar seus trabalhos. E, para aumentar a base de dados do SeeqPod, é possível indicar links para uma mídia ainda não encontrada. O SeeqPod ainda possui o recurso PodCrawler, que é a exibição em tempo real de arquivos sendo encontrados pela rede, validados e adicionados ao banco de dados da página. É como ver um novo arquivo disponível nascer para o site! É possível buscar qualquer termo relacionado com alguma música. Se por acaso uma música não puder ser executada, não significa que a busca foi em vão. Basta utilizar os recursos do botão “Options” para buscar por letras, arte do CD e outras coisas.

Além de buscar as músicas favoritas, também podemos usar o mecanismo do SeeqPod para descobrir novas bandas, gêneros e tendências. Basta clicar no botão "Discover" e o SeeqPod retornará músicas aleatoriamente. Ouça-as e descubra novos sons!

O SeeqPod é gratuito. Há a possibilidade de se registrar e criar uma conta, gratuitamente, para armazenar os resultados das buscas em listas pessoais. Para criar uma conta, basta clicar no link "Sign-up (free)", localizado no canto superior direito da tela. Só é necessário cadastrar um e-mail, um nome de usuário e senha. No momento, o SeeqPod só está acessível através da internet, mas o projeto já está encaminhando para levar todo seu conteúdo a outros tipos de acesso.

Para fazer uma busca podemos usar os mesmo macetes usados em sites como o Google.




Em breve deverá entrar em funcionamento o Buscas.com. A ferramenta está em fase de teste e funcionará como um buscador de buscadores: reunirá uma série de diferentes instrumentos de pesquisa e indicará aqueles que reúnem as melhores opções para o tema em questão.

Veja o que dizem seus desenvolvedores: "Ele será o primeiro buscador social-colaborativo do mundo. Nosso objetivo é ajudar os usuários a encontrar e descobrir a informação que eles desejam onde quer que estejam online. A idéia do projeto é 100% criada e executada por Brasileiros, como um serviço mantido pelo iBUSCAS, uma empresa de desenvolvimento de produtos para web sediada em São Paulo (Brasil), fundada em 2005 por Eduardo Favaretto.
Se você estiver interessado no que nós estamos fazendo, por favor inscreva-se agora para receber nossas notícias por e-mail (a qualquer momento você poderá suspender o recebimento) ou entre em contato".

Nenhum comentário: