segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pixton - (Re)Criando Tirinhas (3)

Série HQ - Post 3

Mais uma opção muito legal para a criação de HQs. O Pixton oferece um serviço de HQ online onde podemos criar personagens, cenários e episódios a partir de elementos pré-definidos ou, utilizar a imaginação, e criar nossos próprios quadrinhos. O interessante desta ferramenta é a possibilidade dos episódios serem recriados e modificados pelos usuários, resultando em diferentes versões de uma mesma tirinha, sem que a criação original seja perdida. Estas novas produções são listadas abaixo da história original, possibilitando acompanhar sua evolução.

Gratuito para uso, o editor tem uma interface simples e não há necessidade de saber desenhar, basta se cadastrar no serviço e criar, compartilhar e publicar as histórias. Em Pixton, os personagens e cenários são totalmente personalizáveis e articulados, possibilitando girar partes do corpo a partir de sua seleção. Um conjunto de ferramentas possibilita a inserção de personagens, fundos, diálogos, símbolos e diversos objetos, especificando cores, movimentos, rotacionando, redimensionando, copiando e colando todos os elementos disponíveis.



Pixton - Pixton ... legal demais!

Pixton funciona também como uma rede social. Assim, é possível criar um avatar, ganhar adeptos, fazer amigos, comentar as produções e criar mapas a partir do Google Maps, enviando e compartilhando os quadrinhos.

Guia Básico de uso (dica baixaki)

Para publicar suas criações, é necessário se cadastrar gratuitamente no Pixton. Para isso, após clicar em "Clique aqui para acessar", clique em "Sign Up". Basta criar um nome de usuário, fornecer um endereço de email e preencher com informações básicas. Para completar o cadastro, será necessário acessar o endereço de email fornecido e seguir as instruções para a definição de uma senha.

Após efetuar o cadastro, você será levado para a página de criação. Para começar, você pode definir um título. Clique em "Untitled Episode" e digite o nome de sua história. Um pouco mais abaixo, escolha entre o modo para iniciantes e para avançados, clicando em "Beginner Mode" ou "Advanced Mode". O primeiro modo é mais básico e oferece opções simples para a inserção de fundos, personagens e falas. O segundo oferece opções mais específicas para objetos, símbolos, fundos e sombras.

Escolha uma cor de fundo através do botão "Scene Color". Clique sobre ele e uma paleta será exibida. Basta clicar sobre a cor desejada. Para rotacionar a cena, clique sobre o pequeno círculo localizado no canto inferior direito da tela. Clique sobre o fundo e o arraste para variar a perspectiva. Para aumentar ou diminuir o zoom, use a barra do lado direito do quadro. Clicando na borda direita, é possível aumentar ou diminuir o tamanho do quadro.

Clique no botão "Add Character" para adicionar um personagem à história. Selecione o personagem, clique no botão "Edit Character" e use as bordas para mudar a altura e as medidas dele. Selecione e clique sobre uma parte específica do corpo para alterar suas características. Selecione a parte desejada, segure o mouse e escolha a modificação a ser feita.

Clique em "Edit Expression" para fazer modificações sutis de expressão. É possível mudar olhos, mãos, pés, etc.

Clique em "Add Dialog" para adicionar balões com falas. Dê um duplo clique sobre ele para adicionar os textos.

Você pode copiar e colar uma cena inteira, ou um personagem e situação específicos. Clique com o botão direito do mouse para ter uma lista das funções disponíveis. Caso você copie um personagem, é possível copiar sua expressão a outro personagem, clicando com o botão direito sobre o último e selecionando a opção "Paste" no menu de contexto.

Para copiar uma cena inteira, selecione a cena a ser criada e então arraste a cena original até ela.


OBS: para utilizar acentuação nas palavras é necessário utilizar como navegador o IE pois com o Firefox isso não funciona.

Bons Episódios!!!!!!!

Posts relacionados:
Série HQ - Educação em Quadrinhos
ToonDoo - Criando HQs ... muitas possibilidades!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei a dica, e como sou muito curisa, fui correndo testar.
Sobre como gerar o código Html, após salvar aparece a opção Publicar, clica e vc vai perceber na página um quadro que se abre na parte inferior direita, com algumas abinhas, a segunda possui o código.
Boa sorte

Verônica Carvalho disse...

Obrigada Cristiane!

Não sei pq ... mas ontem esta opção não estava disponível ....
Brigadão!
bjo