quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cuadernia - Criação de Materiais Educativos Digitais


Explorando a RedDocente de Tecnologia Educativa encontrei o Cuadernia (JCCM). Cuadernia é uma ferramenta criada pela Consejería de Educación y Ciencia de Castilla-La Mancha que permite a criação e difusão de materiais educativos digitais.

Trata-se de uma plataforma tecnológica fácil e funcional em que cria-se de forma dinâmica e visual, através de um navegador de internet, "cadernos digitais" em flash que podem conter informações e atividades interativas multimídia. Graças a esta ferramenta é possível juntar em um só espaço textos, imagens, vídeos, diferentes tipos de atividades (tangram, perguntas, sopa de letras, puzzle, completar, relacionar, memória, quebra-cabeça), sons, formas, animações e tudo o mais que a criatividade permitir a fim de criar materiais educativos, sem a necessidade de ser um expert em informática. Os materiais criados são armazenados em uma biblioteca que oferece um sistema de busca. Uma vez encontrado o recurso desejado, o usuário poderá descarregá-lo para utilização em suas aulas ou adaptar, modificar e, até mesmo, acrescentar novos recursos. Para ver dois exemplos, clique aqui.



Além disso, o Portal de Educación disponibiliza aos usuários um espaço na web com todas as informações sobre a versão Cuadernia 1.2: descargas, versão online, manuais, vídeo-tutoriais, perguntas frequentes, fóruns, exemplos ...

A plataforma promete, ainda este ano, disponibilizar um editor de seqüências didáticas que possibilitará desenvolver um tema por completo unindo vários cadernos digitais a partir de atividades sequenciais em torno deste tema. Dessa forma, o aplicativo permitirá estruturar uma seqüência lógica de aprendizagem passo-a-passo ou em fases, onde é necessário cumprir uma série de objetivos para passar à fase seguinte.

Para começar a utilizar o Cuadernia não é necessário inatalar nada no PC, basta uma conexão à internet para acessar http://cuadernia.educa.jccm.es/ através de seu navegar favorito, seguir as instruções e usar a ferramenta.


O assessor em TIC do Centro de Profesores de Alcázar de San Juan, Daniel Hernández, assegura que todos os professores que experimentaram o Cuadernia, aprovaram-no, pela facilidade de manejo, ao contrário de outras ferramentas semelhantes que exigem profundos conhecimentos de informática. Hernández destaca como vantagem fundamental desta ferramenta a alternativa de criar conteúdos multimídia, compartilhar experiências de aprendizagem e ampliar as possibilidades de criação de materiais curriculares.

O uso desta ferramenta não está limitado ao uso de professores, embora estes sejam os principais destinatários. Pode-se utilizar com alunos, incentivando a capacidade criadora e a autoria a partir da construção e elaboração de seus próprios conteúdos multimídia.

Conheça o Portal de Recursos de Cuadernia aqui.

Vale a pena conferir!!!!!!!!

Bons Cadernos!!!!

Post Relacionado:
NeoBook - autoria multimídia

Um comentário:

Anônimo disse...

Creo que es la mejor herramienta de las que he utilizado, ahora creo que hay una nueva versión, os animo a descargarla y utilizarla.