segunda-feira, 14 de julho de 2008

Thumbalizr - Captura de página completa


Um grande achado para bloqueiros de plantão!!!!!

Quantas vezes necessitamos capturar uma página da web e utilizamos o recurso "Print Screen" para transformá-la em uma imagem utilizável? Porém, o print sreen oferece uma grande limitação, só permite a captura daquilo que está "visível" na tela. Isso limita nossa imagem ou nos obriga a realizar intermináveis e complicadas montagens em softwares de edição para conseguirmos obter todo o "tripão" da página inteira. Também é possível realizar esta tarefa utilizando o Jing (postado em junho aqui no blog).

O Thumbalizr vem resolver este problema e facilitar esta tarefa, pois é um serviço online que possibilita fazer uma imagem de uma página completa da web, em jpg ou png, que poderá ser utilizada em blogs, apresentações, ilustrações de texto ou onde sua imaginação mandar. Para utilizá-lo, basta colocar a URL do sítio para que o utilitário capture a página por inteiro gerando uma miniatura em formato jpg ou png com diferentes opções de tamanho para download: 150, 320, 640, 800, 1024 e 1280 pixel.

Para testar o serviço utilizei a página do jornal gaúcho Zero Hora de hoje:


Mas o Thumbalizr não é a única opção para este serviço.

O Super Screenshot! promete as mesmas facilidades e funcionalidades do Thumbalizr ... e cumpre!


Outra opção é o Pearl Crescent que faz o mesmo serviço, prometendo uma maior eficiência. Funciona como uma extensão do Mozilla Firefox.


Uma quarta opção é o Screen Hunter que também é gratuito e ainda permite a edição das imagens capturadas. É ideal para capturar áreas específicas de uma página, mas a versão gratuita não aceita rolagem de tela.


Infelizmente entre os utilitários parece que ainda não há algum que atenda a todas as exigências e necessidades. Porém, existem diversas opções ...

Em tempo:
Recebi a visita da Carla Arena que, carinhosamente, deixou mais uma dica de serviço de captura de páginas:

O Kwout também permite a captura de imagens de qualquer sítio, fornecendo o link para a imagem e o código para a postagem em blogs e sítios. Além disso, é possível enviar os screenshots direto para o Flickr.



Boas Capturas!!!!!!


Posts Relacionados:
Jing - Capture e compartilhe imagem e vídeo
Gimp - Edição de imagem

4 comentários:

testecarla disse...

Oi, Verônica, eu adoro o Kwout. Com ele, vc. captura a imagem em qualquer site, inclusive de vídeos e já tem o link da imagem e o código para colocar em blogs e páginas. Além disso, pode mandar os seus screenshots direto para o Flickr. Uso bastante a ferramenta.

testecarla disse...

Verônica, que bom que você gostou do Kwout! Ultimamente só tenho utilizado ele e fica cada vez melhor. Agora, até vídeo vc. consegue capturar uma imagem e o legal é que para iniciantes já dá o código prontinho para inserir em páginas, blogs, wikis.

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas! Esse tipo de "serviço" eu não conhecia.

Verônica Carvalho disse...

Obrigada pela visita Isis ... Volte sempre e sinta-se a vontade para contribuir!