quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OpenZine - Criando Revistas Digitais


As aplicações da Web2.0 cada vez mais têm colaborado para que possamos enriquecer nossas aulas, incentivando a criatividade e a autoria de nossos alunos.
Navegando pelos mares virtuais encontrei uma ferramenta muito interessante que abre inúmeras possibilidades de trabalho e que, com certeza, irá motivar nossos alunos na realização de pesquisas e elaboração de conteúdos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, bem como será um exercício à imaginação e criatividade. OpenZine surge com uma proposta de criação de livros e revistas em formato digital.
Este aplicativo é muito simples de usar. Para criar uma revista basta a preocupação em buscar os conteúdos que irão rechear suas páginas. Após realizarmos nosso registro no sítio, abre-se uma página onde devemos configurar o "layout" de nossa revista:


Depois de definir cor de fundo e disposição de textos, vídeos e imagens, é "por a mão na massa" e começar a criar. Ao criar nossa publicação podemos escolher capa, título, categoria a que pertence a publicação e também se nossa revista será de domínio público ou privado. O sítio tem conexão direta com o YouTube, dessa forma podemos importar os vídeos que desejarmos e adicioná-los em nossas páginas. Também encontra-se disponível um editor de textos com diversas opções de formatação ou podemos optar pelo upload de arquivos (textos e imagens). Confira no video-tour:



Além de tudo isso, logo no topo da página devemos inserir uma breve descrição do conteúdo da publicação. Também podemos acessar e acomapnhar algumas revistas já criadas, navegando através de um visual simples e atrativo. Com todos estes elementos disponíveis é possível desenvolvermos um trabalho muito rico, envolvendo todos os componentes curriculares numa criação interdisciplinar.

Boas Publicações!!!!!!






Posts Relacionados:
PopFly - Criando Conteúdo Online
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
Show Document - Ferramenta Colaborativa com Chat
Revista Café Digital
Showbeyound - Contando e Compartilhando Histórias em 3D

Nenhum comentário: