domingo, 15 de novembro de 2009

Google Street View - Vendo ruas em 360° e em 3D

O uso de Mapas como recurso didático tem conquistado seu espaço em nossas salas de aula. Com a ampla utilização de mapas na web 2.0, a Google nos oferece uma experiência inovadora e fascinante - o Street View.
Este recurso nos permite viajar a diversos lugares do mundo e visualisar fotos destes locais em seus mínimos detalhes, com a vantagem de "ver" tudo bem de pertinho, como se estivéssemos visitando estes lugares.
A Google ainda está mapeando inúmeros lugares no mundo, inclusive no Brasil estão sendo mapeadas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (ainda não disponíveis para exploração). Podemos ter acesso a todos os lugares já disponíveis no próprio sítio, acessando este link aqui.
O Jornal da Globo realizou recentemente uma reportagem sobre este novo serviço, veja o vídeo:


A exploração de mapas na Web pode contribuir para desenvolver inúmeras habilidades relacionadas a Geografia, mas também podemos utilizar esta ferramenta na área da Física, Astronomia e Matemática, como por exemplo, marcando pontos de referência, desenhando trajetórias entre diferentes pontos, pesquisando latitude e longitude das localidades. Além disso, é possível calcular velocidade média escalar e distância por meio de ferramentas como a "régua" e o "polígono" disponíveis no Google Earth, ou ainda, conhecer a orientação do trânsito daquela localidade realizando passeios virtuais a partir das opções de trajetórias oferecidas.
O Olhar Digital, neste vídeo, explica como a ferramenta foi elaborada:


Veja, também, através deste tutorial, como utilizar esta ferramenta:


Devemos considerar que este serviço está apenas em sua fase inicial, desta forma só poderemos testá-lo em algumas cidades já mapeadas. O serviço ainda tem muito a evoluir, mas mesmo com todas as limitações, as possibilidades a oferecer são muitas, destacando-se por suas incríveis e fascinantes cenas que nos transportam a viagens antes impossíveis de realizar.

Boas Trajetórias!!!!!!!!






Posts Relacionados:

Roma Antiga em 3D no Google Earth

Países@ - Os Páises do Mundo em um Clique
Coleção de Mapas
Google Sightseeing
Woices - Histórias Audio Geolocalizadas

Nenhum comentário: