segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Muxicall - Composição Musical Coletiva


"Imagine!!! "tocar" uma pintura ou "pintar" uma música ..."

Este é o convite do projeto Muxicall. Pense em sua música favorita ... Se fosse pintada resultaria em qual imagem??? Difícil saber ... Mas dá para imaginar, testar e brincar ...

Encontrei hoje o Muxicall, uma experiência sonora inusitada que tem como principal objetivo explorar conceitos relacionados à composição musical coletiva e improvisada a partir do uso da tecnologia. Esta experiência faz parte de um projeto ligado a Universidade de Aveiro, inspirado na Teoria de Newton sobre a correlação existente entre os intervalos do espectro de cores e a escala musical; assim, a idéia do Muxicall é associar as cores do espectro visível à frequência das notas musicais para a criação de uma composição musical.


Ao entrar no sítio nos deparamos com uma tela repleta de notas musicais, ao clicar nos botões ouvimos o som de uma nota musical e uma determinada cor aparece. Podemos optar entre três instrumentos musicais: piano, bateria e instrumento de corda.

Para experimentar esta deliciosa ferramenta não é necessário qualquer cadastro, basta digitar um nome de usuário que irá nos identificar enquanto estivermos utilizando-a. Cada botão representa uma nota musical e está associado a uma cor, ao clicar ouvimos o som e vemos as cores. Se mantivermos a tecla "shift" pressionada e arrastarmos o mouse sobre os botões, várias notas serão tocadas, uma após a outra, conforme o caminho que se traça, enchendo a tela de cores. A qualquer momento é possível trocar de instrumento.

Como o funcionamento da ferramenta é online, quem entrar no sítio poderá tocar junto conosco. Há um painel onde ficam listados os nomes dos usuários online. Também é possível bater um papo com quem está online, basta acessar a ferramenta de "chat" disponível na tela.

É uma experiência muito interessante, divertida, gostosa e que dá asas a imaginação.

Boas e Coloridas Criações Musicais!!!!!





Posts Relacionados:
MixWit Player - Tocador de MP3 a Moda Antiga
Educalab - Criação Colaborativa de Conhecimento
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
ShowDocument - Ferramenta Colaborativa com Chat
VooText - Compartilhando Textos
ShowBeyond - Contando e Compartilhando Histórias em 3D
Glypho - Continue a História

5 comentários:

O Pedagogo disse...

Muito bonito o seu cantinho! Que Deus te abençoe sempre! Tchau!!!

Anônimo disse...

Cantinho interessante!

ESCOLA UNIÃO disse...

Gostei do cantinho, parabéns!

SusanBoyle disse...

Gostei do blog.

------------------
Acessem: www.newagetokyo.com Animes e Games é aqui.

Lacaze Zara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.