domingo, 29 de junho de 2008

Calaméo - Publicações Online


O Calaméo é mais um serviço web 2.0 que permite a publicação de documentos em forma de revista digital, basta fazer o upload do arquivo, escolher alguns parâmetros (imagens de fundo, sons) e publicar. Aceita documentos de até 100 MB e permite a publicação de documentos a partir de diversos formatos como Word / Writer, Excel / Calc, PowerPoint / Impress, Adobe Acrobat.


O serviço é gratuito e simples de usar. Para testar o serviço utilizei uma apresentação sobre a reforma ortográfica da Língua Portuguesa elaborada pelo Scrittaonline.



Posts Relacionados:
Vcasmo - Apresentações Multimídia
Tikatoki - Livros Infantis
Issuu - Livros Virtuais

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Skoool - Soluções Multimídia


A tecnologia skoool™, criada pela Intel® Innovation Centre, é uma ferramenta educativa de soluções multimídia e recursos interativos na Internet, orientados para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento dos alunos e potencializar o trabalho dos professores no campo das ciências e da matemática.

O Skoool, através de uma interface simples e funcional, proporciona conteúdos e recursos digitais nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia apoiados em narrações de áudio e simulações audiovisuais.


A partir de sua natureza interativa, o Skoool pode ser utilizado como um recurso suplementar de ensino.

domingo, 22 de junho de 2008

TOTLOL - O YouTube dos miúdos


O TOTLOL é um projeto relativamente recente dedicado a conteúdos em vídeo mas com um diferencial: especificamante dedicado aos miúdos na faixa etária dos 6 meses aos 6 anos. O sítio faz uso do YouTube e da sua imensa lista de vídeos como fonte para os conteúdos disponibilizados.

O princípio de funcionamento para quem acessa o Totlol é relativamente simples: os pais dos pequenos que irão usufruir do Totlol varrem o YouTube em busca de conteúdos em vídeo que considerem ser de interesse para a comunidade e enviam ao Totlol para postagem. Após analisados pela comunidade, esses conteúdos são votados e identificados como aprovados ou reprovados.

Não encontrei vídeos em português, então fiz meu registro, criei uma categoria chamada "BRASIL" e adicionei alguns vídeos. Vamos aumentar o conteúdo em português do Totlol?

VCASMO - Apresentações Multimídia Online


O VCASMO (video broadcast promotion) é uma ferramenta online que permite a criação de apresentações multimídia com funcionalidades muito interessantes. A primeira diferença com relação a serviços semelhantes está no fato de que cada apresentação gerada através do VCASMO pode possuir 2 quadros de apresentação. No quadro da esquerda é apresentado o vídeo e no quadro da direita o slide correspondente.



O serviço possui qualidades suficientes para se tornar numa referência importante neste segmento, pois permite desde a apresentação simples de álbuns fotográficos à criação de apresentações profissionais, sendo, a aplicação desta ferramenta, uma excelente alternativa numa sala de aula virtual.

Enquanto utilizador registado é possível criar apresentações através do upload dos arquivos. O serviço permite o envio de vídeo, documentos PDF, apresentações Powerpoint, imagens e música. Os uploads possuem um limite diário de 200MB e um limite total de 1GB. Quanto aos arquivos enviados, o limite é 5MB para imagens e 100MB para outros arquivos como vídeo ou apresentações.

O processo de criação de apresentações é relativamente simples. Depois de efetuar o envio dos diversos componentes poderemos escolher quais farão parte da apresentação, a ordem pela qual serão apresentados e qual o intervalo entre cada slide. Em termos de publicação das apresentações o VCASMO oferece também diversas opções, sendo: título, descrição, tags, tipo de acesso (público, privado, por password), categoria, idioma, permissão de comentários, permissões de adição de legendas/traduções, permissões de navegação e impressão dos slides, permissão de inclusão da apresentação em sites terceiros, tipo de transição entre slides e o tipo de direitos associados à apresentação (Creative Commons).


A interface está disponível em Inglês, Chinês e Japonês.
Blog do VCASMO.

Para testar a ferramenta utilizei uma apresentação em Power Point que tinha em meu computador com telas que retratam os costumes do povo gaúcho. Gostei!

sábado, 21 de junho de 2008

Bancada Virtual de Física - Ludoteca


Desenvolvido pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), o sítio Ludoteca explora tecnologias de informação e comunicação por meio de sua aplicação no ensino. A partir de um espaço virtual que permite interações do internauta com uma bancada de física virtual, na qual podem ser simulados diversos tipos de experimentos, e do fornecimento de textos e instruções, o domínio apresenta recursos didáticos alternativos para o ensino de Física.

A Ludoteca é um espaço com recursos didáticos que oferece para o internauta instruções de como construir materiais experimentais lúdicos e de baixo custo. O sítio permite simulações computacionais, a partir de uma bancada experimental de Física em seu computador. Dessa forma, o site explora as tecnologias da informação e comunicação aplicando-as ao ensino.


Este sítio, do Instituto de Física da USP-SP (IFUSP), traz para a tela do computador de quem o acessa vários programas e experimentos de física que fazem parte do acervo do prof. Dr. Norberto Cardoso Ferreira, também conhecido como Tex.

A página inicial está dividida em três espaços: Mão na Massa, Simulações e Experimentos. No espaço Mão na Massa, o internauta é levado até uma página que traz textos, atividades, simulações e projetos. Em Simulações, o internauta se vê em uma bancada virtual de experimentos, a partir da qual pode simular os mais diversos experimentos físicos com lupas e lentes, associação de resistores, vetores, ou até mesmo baixar uma urna digital para simular a eleição de 2006 com fotos dos candidatos. A parte de experimentos traz vários arquivos em formato pdf com instruções de como montar experimentos físicos com material acessível e de baixo custo.


As simulações apresentadas no site foram desenvolvidas em Flash, Delphi e Visual Basic, e possibilitam ao usuário alterar diversas variáveis do experimento, como cargas elétricas, distância da fonte luminosa, massa aplicada em cada braço de uma balança, entre outras. As simulações trazem um pequeno guia de utilização colocado na própria janela.

terça-feira, 17 de junho de 2008

ExploraTree - Organize Idéias


O Exploratree é um recurso web2.0 desenvolvido pela FutureLab e pela Microsoft. Funciona como um organizador de idéias ou mapa mental onde o usuário insere suas idéias organizando-as numa estrutura gráfica no estilo de guias interativos.

Ao acessar o ambiente é possível construir projetos a partir de modelos pré-definidos, como também personalizar os modelos da biblioteca ou, ainda, criar o próprio modelo. Este recurso pode servir de apoio a projetos de investigação de alunos e professores a partir do desenvolvimento, exploração e análise de idéas sobre um assunto ou tema sob diferentes perspectivas; como auxiliar na elaboração de estratégias para resolução de problemas ou como ferramenta para apresentar e compartilhar conclusões e reflexões. Também é possível inserir figuras, formas, imagens e textos, imprimir ou enviar os projetos e adicionar comentários.


O aplicativo é gratuito, mas para usufruir de todas as funções oferecidas é necessário realizar o registro. Clique aqui e explore este recurso.

sábado, 14 de junho de 2008

O DNA vai à escola!!


DNA desde o Começo é um recurso multimídia, desenvolvido pela Biosphera, sobre as bases do DNA, da genética e da hereditariedade.

O DNA vai à Escola é um consórcio internacional sócio-educacional que integra diferentes profissionais com o objetivo comum de informar as pessoas sobre o avanço científico, as questões éticas e o desenvolvimento da biomedicina moderna. O maior objetivo da organização é a educação e, dessa forma, se propõe a realizar diferentes atividades práticas para estudantes, professores e o público em geral. Aqui se incluem oficinas práticas, desenvolvimento de atividades em sala de aula e a criação de uma rede onde pessoas de diferentes países e com diferentes opiniões, experiências e formação possam trocar idéias relacionadas ao desenvolvimento e aplicações da pesquisa em biomedicina.


O trabalho está organizado em três grandes categorias: Genética Clássica, Genética Molecular e Controle Genético. Cada categoria trás um conjunto de conceitos, animações relacionadas ao conceito em destaque, uma galeria de imagens, um conjunto de biografias, além de problemas a serem resolvidos e a bibliografia sugerida. Apresenta, entre outros assuntos, a mutação e o genoma, em linguagem acessível e de maneira divertida.

Este recurso é parte do sítio O DNA vai à Escola. A proposta da bióloga brasileira Márcia L. Triunfol permite contemplar o projeto do genoma humano sob a forma de filme, participar de fóruns de discussão, acompanhar boletins semanais sobre genética, acessar links nacionais e estrangeiros sobre o tema e conhecer de perto a bioinformática. Conheça este trabalho!!!!!!


A ONG brasileira ganhou os direitos exclusivos de tradução do DNA from the beginning (DNA desde o começo), criado há alguns anos pelo Nobel de Medicina James Watson e por sua equipe. A versão brasileira do sítio foi financiada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DPDI/Secis), do Ministéria da Ciência e Tecnologia.

Veja também o sítio da Biosphera (produtora do "DNA desde o Começo") onde há diversos vídeos e animações interessantes como este que mostra o DNA em diferentes graus de espiralização:

Coleção de Mapas


Navegando pelos mares virtuais encontrei a coleção de Mapas Históricos de David Rumsey. Sua coleção está disponível on-line e pode ser utilizada para fins não-comerciais.

Esta coleção tem mais de 17.400 mapas on-line. O foco da coleção é, especialmente, a cartografia das Américas a partir dos séculos XVIII e XIX, mas também tem mapas do Mundo, da Ásia, África, Europa e Oceania. A coleção encontra-se distribuida em diferentes categorias como mapas raros, antigos, mapas históricos, atlas, globos, gráficos, cartográficos, manuscritos, infantis e outros itens.

Destaque especial para a coleção de Mapas relacionados com o Brasil (aqui).
A coleção de mapas históricos de David Rumsey também está no Second Life (aqui).

domingo, 8 de junho de 2008

NeoBook - Sistema de Autoria Multimídia


O NeoBook é uma ferramenta de autoria multimídia, produzida pela NeoSoft. Esta ferramenta é bastante intuitiva, simples e fácil de usar, inclusive quem não tem grandes conhecimentos de programação pode criar e publicar rapidamente diferentes tipos de software interativo.
O Neobook Profesional permite a criação de publicações interativas em multimídia baseadas em PC's para serem distribuídas via CD-Rom, redes, internet, etc.


O NeoBook permite a criação de:
- Material educativo interativo;
-
Jornais eletrônicos;
- Apresentações e relatórios;
-
Catálogos e folhetos;
- Revistas electrônicas;
- Livros interativos ilustrados;
- Textos multimídias (com hipertexto e vídeo);
- Material educacional, tutoriais;
- Games;
- Desenhos animados;
- E uma infinidade de outras aplicações.

Ele suporta diferentes formatos:

Para imagens - BMP, PCX, GIF (incluindo o GIF animado), JPEG, TIF, ICO, WMF, PNG;
Para sons ou filmes - AVI, MPEG, MP3, FLIC, FLC, WAV, VOC, MIDI, SWF.

A interatividade das publicações é o ponto forte desta ferramenta, com ela é possível:
- Colecionar informações sobre os usuários das publicações,
- Os usuários fazerem escolhas que afetam oo fluxo da publicação;
- Estabelecer opções que definem como a publicação se comporta;
- Personalizar uma publicação.

Download aqui
Manual de uso em PDF aqui
Um pouco mais sobre o Neobook Educativo aqui
Um exemplo para educação infantil aqui
Versão 3 - grátis para educação aqui

Infelizmente não é software livre e nem gratuito, porém acredito que mereça ser conhecido, até porque a partir dele podemos pensar outras alternativas possíveis e "acessíveis".
Não encontrei em software livre algo semelhante .... se alguém souber .... dê a dica!!!!!

domingo, 1 de junho de 2008

Jing - Capture e compartilhe imagem e vídeo


O Jing é um aplicativo gratuito da TechSmith que permite a captura telas do computador, gravar esta tela, e compartilhar com outros a tela capturada instantaneamente. Jing é um software muito fácil de ser utilizado e mais simples que o famoso Print Screen pois torna rápido e simplificado o processo de capturar e compartilhar as telas de seu ambiente de trabalho: primeiro, porque ele se cria no topo seu ambiente de trabalho um ícone para o acesso imediato e, em segundo lugar, porque as suas imagens ou vídeos podem ser carregados e compartilhados com outros automaticamente.

Assim que estiver terminado o processo de capturar uma imagem ou gravação de um vídeo no computador, clique no botão Share e o Jing automaticamente atribui uma URL para o conteúdo na área de transferência, que poderá então convenientemente ser colada em qualquer programa, tais como E-mail, bate-papo, ou postagem no blog. Ao clicar em "Share", o arquivo é salvo no Screencast.com. Para usar este serviço, será necessário criar uma conta no site. Isso dará direito a 200 MB de armazenamento e uso de 1 GB de banda de internet. Uma conta gratuita no Screencast.com tem limite de 60 dias, mas o Jing oferece uma conta gratuita até o fim do projeto (lembre-se que o Jing é um projeto e os rumos dessa empreitada serão determinados pelas reações dos usuários).

Uma vez que o Jing esteja instalado no computador, veremos o ícone amarelo sol no topo e centro da área de trabalho:

Para capturar algo na tela, basta clicar no ícone Jing e depois clicar em Capture, o botão esquerdo - a maioria.


Em seguida, veremos uma linha horizontal e outra vertical onde devemos clicar e arrastar para capturar uma região específica da área de trabalho.


Após escolher a área que pretende capturar, então podemos escolher: capturar uma imagem, gravar a tela, refazer ou simplesmente cancelar. As opções aparecem no canto inferior esquerdo da tela de captura da área.


Finalmente, seremos levados ao último passo do processo em que podemos editar a tela capturada, acrescentando texto, setas ou quadros sobre a imagem; dessa forma, é possível destacar algum elemento da imagem capturada
. Em seguida, podemos fazer o upload da imagem para Screencast clicando no botão Share ou salvá-la no computador, clicando em Salvar diretamente.

Se a aopção for clicar em Share, é necessário primeiro criar uma conta em Screencast.com para salvar as imagens.
Depois que a imagem é carregada, o URL para a imagem ou o vídeo será automaticamente gerada.

O procedimento para gravar um vídeo é igualmente simples. Após selecionar uma parte específica da tela, um pequeno painel aparecerá. Grave o conteúdo e clique no botão “Stop” neste painel para encerrar a gravação, sendo possível assistir ao vídeo antes de salvá-lo ou compartilhá-lo.

Além dessas funções, o Jing oferece o histórico que contém os arquivos que foram salvos ou compartilhados usando o Jing. Através do histórico podemos acessá-los, compartilhá-los novamente ou deletá-los. Deletando um arquivo, ele será removido tanto do histórico como do Screencast.com.

Os vídeos são gerados no formato .swf, e as imagens no formato .png. Esta é uma limitação do Jing, entretanto, podemos utilizar aplicativos de edição de imagens para convertê-las para um outro formato qualquer, como por exemplo o .jpg.

Quanto aos vídeos, as limitações são maiores. A qualidade é baixa, de 10 FPS. O áudio é gravado através do seu microfone. Há também um limite de tempo para cada gravação, de 5 minutos. Analisando as limitações, o recurso de vídeo do Jing funciona muito mais como um voicemail com vídeo não sendo indicado para vídeo-guias e tutoriais.

Clique aqui para download (Windows ou Mac).