quarta-feira, 9 de julho de 2008

VoiceThread - Conte a história que está por trás de uma imagem


Você já sentou com alguém, com uma caixa de fotografias no colo, mostrando cada foto e contando a história daquele específico momento? E já imaginou fazer isso virtualmente, como se estivesse ao lado da pessoa? VoiceThread torna isso possível ... e muito mais ...

VoiceThread é um serviço que associa imagens, documentos e vídeos com comentários em voz (através de microfone ou telefone), texto, arquivo de áudio ou vídeo com webcam, criando apresentações multimídias que podem ser discutidas e comentadas pelos usuários. Ainda é possível incorporar o objeto criado com o VoiceThread a uma página ou blog ou arquivar o filme para uso off-line em DVD ou reprodutor de MP3/MP4.

O serviço ainda permite a criação de inúmeras identidades a partir de uma única conta. Então, em uma sala de aula, é possível que todos os alunos participem da criação do projeto sem abrir mão de sua identidade. Também permite que um administrador envie convites e modere os comentários.

Para participar e criar o seu VoiceThread basta realizar o registro, através da criação de uma conta gratuita, e seguir os três passos básicos:

1. Upload:

Insere todo tipo de mídia na montagem. São suportadas imagens em JPG, GIF, BMP e PNG; documentos em PPT, PPS, PDF, DOC e XLS e por fim vídeos em MPEG e AVI.

A ordem de exibição é escolhida apenas arrastando os quadros que se fez upload. Podem ser adicionados títulos e links a cada imagem ou documento.

2. Comment

Este passo permite inserir comentários, explicações e indicações a respeito de cada quadro que foi colocado. São 4 possibilidades: comentários gravados em áudio no ato, exibições de webcam gravadas usando o próprio VoiceThread, balões com informações escritas e indicações feitas através de desenhos coloridos com o mouse.

É possível inserir quantos comentários quiser em cada quadro. Uma idéia interessante é narrar algo ao mesmo tempo em que se usa a caneta para exemplificar e auxiliar no vídeo — mais didático, impossível!

3. Share

Depois de terminar o material é possível compartilhá-lo. O tópico poderá ficar privado (só para você) ou então público (qualquer um pode acessá-lo). Ainda é possível escolher se serão aceitos comentários ou não, bem como se estes serão moderados (só entrarão no ar com permissão).

O link pode ser mandado por e-mail para algum amigo ou conhecido, ou então acoplado no seu site ou blog. É só clicar em "Embed" e copiar alguma das tags. Também pode ser adicionado no Orkut ou no MySpace.

Utilizei um objeto que encontrei explorando o serviço para servir como exemplo:



Achei esta ferramenta sensacional pela sua potencialidade educativa, basta usar a imaginação ... e criar ...

7 comentários:

Anônimo disse...

Êta professora que garimpa coisas legais na Internet!

Abraços,

Antonio Passos

Leonor Cordeiro disse...

Concordo com o Antonio Passos, seu blog está ótimo, você compartilha novidades muito práticas para todos.
PARABÉNS!!!

testecarla disse...

Oi, verônica,

O projeto que vc. colocou aqui é de um amigo que trabalha comigo na Casa Thomas Jefferson em Brasília. Com este voicethread ele manteve um projeto colaborativo internacional com uma escola-irmã nos estados unidos. O interessante é que os alunos podem deixar o comentário em cada slide. Você pode gravar a mensagem escrita, usando o telefone, ou com webcam.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Olá, Verônica. Boa Noite.
Sempre com novidades em tecnologia par nos leigos. muito lindo valeu, virei seu fã.

Jenny Horta disse...

Oi verônica! Adorei esta ferramenta. Seu blog está sempre super recheado de coisa boa...parece uma caixa de bombons...he he he
Ah! Sua cidade é muito linda também, adorei as fotos.

Verônica Carvalho disse...

Oi Jenny!!!
Obrigada pela visita!!!
Seja sempre bem-vinda aqui no blog .... e tbem em minha cidade!!!!
Venha sentir um pouco do friozinho gaúcho!!!!

Bjos!

testecarla disse...

Verônica,

Escreverei para você em breve sobre o projeto deste voicethread que você colocou como exemplo.