segunda-feira, 28 de julho de 2008

Geni e Genoom - Construindo a Árvore Genealógica


Navegando encontrei Geni, uma ferramenta que considerei muito interessante e que pode facilitar, aprofundar e qualificar o trabalho desenvolvido com as crianças, principalmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou, quem sabe, na disciplina de História, aliando este trabalho à construção de uma linha do tempo.

Construir a árvore genealógica não é tarefa fácil, exige tempo e muita pesquisa, especialmente quando envolve identificar ancestrais. Com o Geni é possível construir a árvore genealógica da família introduzindo apenas os nomes ou embarcar em um projeto mais sério e inserir informações como profissões, interesses, percursos acadêmicos, filmes e livros favoritos e um sem número de dados possíveis. O serviço é verdadeiramente completo e está perfeitamente à altura de qualquer software de utilização offline.

Após o registro e construção do Profile é possível:
- Enviar convite a outras pessoas;
- Adicionar fotos, vídeos e eventos;
- Postar links;
- Definir a privacidade da produção;
- Além de permitir a construção de uma linha do tempo pessoal, da familia ou dos amigos.



O aspecto do produto acabado é muito interessante e poderá ser apresentado em outros formatos que não a árvore típica. É possível, por exemplo, optar por listagens simples, alfabéticas ou por datas significativas (aniversários, casamentos, etc…). Também há a opção de imprimir a árvore genealógica.

Outro recurso extremamente interessante é a possibilidade de enviar convites a terceiros que, após aceitação do mesmo, poderão ajudá-lo a construir a árvore, dando ao serviço um ar de projeto de colaboração online.

Um pouco sobre a árvore genealógica do Geni - O serviço foi criado por antigos executivos e empregados do PayPal, Yahoo! Groups, Ebay e do Tribe e é financiado por V.C. da Founders Fund e da Charles River Venture.

Blog do Geni - aqui
Fórum do Geni - aqui


Outra opção deste mesmo serviço é o Genoom


“Genoom un lugar familiar donde descubrir, recordar y compartir los momentos de ayer y hoy”

Genoom
é um aplicativo web para criação de redes sociais e familiares privadas - Ver apresentação
No Genoom, ou usuários criam suas redes familiares a partir de sua árvore genealógica. Desta forma as familias dispõem de um ponto de encontro seguro para compartilhar informações, permanecer em contato e descobrir novos laços.
A rede tem início na árvore genealógica, dando a cada usuário uma referência de sua posição dentro desta rede (árvore). Toda a rede é privada e segura para as pessoas que dela fazem parte. Somente as pessoas convidadas por outros familiares ou por membros da rede podem ter acesso.

O Genoom, projeto da Midatel Tecnología, S.L (Barcelona) está disponível em 5 idiomas (Espanhol, Inglês dos EUA e Reino Unido, Francês, Italiano e Português Europeu e do Brasil) e é extremamente simples de utilizar. O serviço é gratuito e segundo os autores assim o será sempre apesar da promessa de novidades em termos de funcionalidades do Genoom.

Sempre que alguém for adicionado à árvore será possível enviar a essa pessoa um convite de forma que ela possa visualizar o projeto e editar os seus próprios dados ou adicionar novos familiares com os quais tenha uma relação direta. Como funcionalidades adicionais o Genoom oferece a possibilidade de criar um álbum de fotos de família com 500 fotos e a possibilidade de definir níveis de privacidade no acesso e visualização do projeto.

Apesar de possuir menos funcionalidades que o Geni, este projeto não deixa de ser uma alternativa bem interessante.

Em tempo:

Explorando um pouco mais a web encontrei este outro serviço, agora em português:

Meus Parentes é uma ferramenta muito semelhantes as anteriores além de ter um design muito fofo!

Blog Meus Parentes - aqui
Fórum Meus Parentes - aqui



E, ainda:


Zooof, a rede da família que promete:

Com o ZOOOF pode descobrir, expandir e manter os seus laços familiares!


Nós, estamos todos ligados ! Com ZOOOF, o incrível jogo , fará uma espectacular viagem de descoberta à volta do mundo. Redescobrir os familiares mais próximos , poderá honrar os anterpassados, irá escrever a sua própria biografia, partilhar o nascimento de uma criança, saber mais sobre a história da sua família e descobrir as várias religiões, convicções e cores. Encontrar laços de família com os seus heróis, os seus amigos e o passado. Ajuda a construir a maior família do mundo !
Boas construções!!!!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia! Tem um mimo para você em outro blog meu. É o Dicas de Ciências para alunos ( www.dicasdeciencias.wordpress.com). Vai lá que acho que você vai gostar! Beijos, Andréa

Anônimo disse...

Não conhecia seu blog. Gostei muito dele, principalmente deste post sobre genealogia. As indicações são excelentes.

Abs

Verônica Carvalho disse...

OI João

Obrigada pela visita .... Volte sempre e sinta-se a vontade para contribuir com o Idéias em Blog

Carlos Tadeu disse...

Oi Verônica, legal seu blog, eu também curto estudo genealógico, pena que pelo que parece você parou com seu blog, volta!!

Unknown disse...

Gostaria de imprimir a árvore pelo genoom mas não sei configurar. Como faço ?

parvina disse...

Your article is extremely good. I love to read your blog's posts every day and I got huge help from your blog and developed a new app paytunes apk download you can check. Thanks for the amazing blog.