domingo, 1 de junho de 2008

Jing - Capture e compartilhe imagem e vídeo


O Jing é um aplicativo gratuito da TechSmith que permite a captura telas do computador, gravar esta tela, e compartilhar com outros a tela capturada instantaneamente. Jing é um software muito fácil de ser utilizado e mais simples que o famoso Print Screen pois torna rápido e simplificado o processo de capturar e compartilhar as telas de seu ambiente de trabalho: primeiro, porque ele se cria no topo seu ambiente de trabalho um ícone para o acesso imediato e, em segundo lugar, porque as suas imagens ou vídeos podem ser carregados e compartilhados com outros automaticamente.

Assim que estiver terminado o processo de capturar uma imagem ou gravação de um vídeo no computador, clique no botão Share e o Jing automaticamente atribui uma URL para o conteúdo na área de transferência, que poderá então convenientemente ser colada em qualquer programa, tais como E-mail, bate-papo, ou postagem no blog. Ao clicar em "Share", o arquivo é salvo no Screencast.com. Para usar este serviço, será necessário criar uma conta no site. Isso dará direito a 200 MB de armazenamento e uso de 1 GB de banda de internet. Uma conta gratuita no Screencast.com tem limite de 60 dias, mas o Jing oferece uma conta gratuita até o fim do projeto (lembre-se que o Jing é um projeto e os rumos dessa empreitada serão determinados pelas reações dos usuários).

Uma vez que o Jing esteja instalado no computador, veremos o ícone amarelo sol no topo e centro da área de trabalho:

Para capturar algo na tela, basta clicar no ícone Jing e depois clicar em Capture, o botão esquerdo - a maioria.


Em seguida, veremos uma linha horizontal e outra vertical onde devemos clicar e arrastar para capturar uma região específica da área de trabalho.


Após escolher a área que pretende capturar, então podemos escolher: capturar uma imagem, gravar a tela, refazer ou simplesmente cancelar. As opções aparecem no canto inferior esquerdo da tela de captura da área.


Finalmente, seremos levados ao último passo do processo em que podemos editar a tela capturada, acrescentando texto, setas ou quadros sobre a imagem; dessa forma, é possível destacar algum elemento da imagem capturada
. Em seguida, podemos fazer o upload da imagem para Screencast clicando no botão Share ou salvá-la no computador, clicando em Salvar diretamente.

Se a aopção for clicar em Share, é necessário primeiro criar uma conta em Screencast.com para salvar as imagens.
Depois que a imagem é carregada, o URL para a imagem ou o vídeo será automaticamente gerada.

O procedimento para gravar um vídeo é igualmente simples. Após selecionar uma parte específica da tela, um pequeno painel aparecerá. Grave o conteúdo e clique no botão “Stop” neste painel para encerrar a gravação, sendo possível assistir ao vídeo antes de salvá-lo ou compartilhá-lo.

Além dessas funções, o Jing oferece o histórico que contém os arquivos que foram salvos ou compartilhados usando o Jing. Através do histórico podemos acessá-los, compartilhá-los novamente ou deletá-los. Deletando um arquivo, ele será removido tanto do histórico como do Screencast.com.

Os vídeos são gerados no formato .swf, e as imagens no formato .png. Esta é uma limitação do Jing, entretanto, podemos utilizar aplicativos de edição de imagens para convertê-las para um outro formato qualquer, como por exemplo o .jpg.

Quanto aos vídeos, as limitações são maiores. A qualidade é baixa, de 10 FPS. O áudio é gravado através do seu microfone. Há também um limite de tempo para cada gravação, de 5 minutos. Analisando as limitações, o recurso de vídeo do Jing funciona muito mais como um voicemail com vídeo não sendo indicado para vídeo-guias e tutoriais.

Clique aqui para download (Windows ou Mac).

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Verônica! Desculpe a demora (teves até que me mandar outro email). Seu blog foi adicionado ao LDC. Bem vinda! Com o tempo desenvolveremos mais funcionalidades para 'aproximar' mais a blogosfera em português. []'s!

Elis Zampieri disse...

Olá Verônica! seu espaço sempre com novidades tecnológicas interessantes. Gostei da idéia do Ging, tem umas funcionalidades bem bacanas. Obrigado pela visita e pelo recadinho. Fico feliz que tenham servido minhas postagens. Abraço carinhoso.

Helton R. Real disse...

Muito obrigado, foi esclarecedor!

Parabéns!

Lacaze Zara disse...

thanks