sábado, 21 de junho de 2008

Bancada Virtual de Física - Ludoteca


Desenvolvido pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), o sítio Ludoteca explora tecnologias de informação e comunicação por meio de sua aplicação no ensino. A partir de um espaço virtual que permite interações do internauta com uma bancada de física virtual, na qual podem ser simulados diversos tipos de experimentos, e do fornecimento de textos e instruções, o domínio apresenta recursos didáticos alternativos para o ensino de Física.

A Ludoteca é um espaço com recursos didáticos que oferece para o internauta instruções de como construir materiais experimentais lúdicos e de baixo custo. O sítio permite simulações computacionais, a partir de uma bancada experimental de Física em seu computador. Dessa forma, o site explora as tecnologias da informação e comunicação aplicando-as ao ensino.


Este sítio, do Instituto de Física da USP-SP (IFUSP), traz para a tela do computador de quem o acessa vários programas e experimentos de física que fazem parte do acervo do prof. Dr. Norberto Cardoso Ferreira, também conhecido como Tex.

A página inicial está dividida em três espaços: Mão na Massa, Simulações e Experimentos. No espaço Mão na Massa, o internauta é levado até uma página que traz textos, atividades, simulações e projetos. Em Simulações, o internauta se vê em uma bancada virtual de experimentos, a partir da qual pode simular os mais diversos experimentos físicos com lupas e lentes, associação de resistores, vetores, ou até mesmo baixar uma urna digital para simular a eleição de 2006 com fotos dos candidatos. A parte de experimentos traz vários arquivos em formato pdf com instruções de como montar experimentos físicos com material acessível e de baixo custo.


As simulações apresentadas no site foram desenvolvidas em Flash, Delphi e Visual Basic, e possibilitam ao usuário alterar diversas variáveis do experimento, como cargas elétricas, distância da fonte luminosa, massa aplicada em cada braço de uma balança, entre outras. As simulações trazem um pequeno guia de utilização colocado na própria janela.

Um comentário:

Francisco disse...

Muito bacana essa LUDOTECA... recomendo a todo estudante.