quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Prêmio Dardos


Mais uma vez fui, carinhosamente, contemplada com este selinho.

Agradeço:

- a Prof Denise do Laboratório de Informática que publica, em seu blog, algumas atividades bem legais realizadas por alunos do Ens. Fundamental e Ed. Infantil no labinfo.

- e a Celoy do NTE Xanxerê que nos oferece um catinho aconchegante onde divulga o trabalho realizado pelo NTE.


Obrigada meninas!!!!!!!

Esse selo tem a intenção de promover uma rede entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecer o trabalho de quem "faz a diferença" na grande teia.

O premiado deve seguir essas instruções:

1) Exibir a imagem do selinho em seu blog;
2) Linkar o blog pelo qual recebeu a indicação;
3) Escolher outros 15 blogs a quem entregar o Prêmio Dardos,
4) Avisar os escolhidos.

Meus 15 escolhidos são (escolher somente 15! - tarefa extremamente difícil tendo em vista a qualidade dos blogs que conheço):

1 - Blogicamente... começou por ser um registo, pelo menos semanal, das aprendizagens... das reflexões... realizadas a propósito da Disciplina de CVA do Mestrado em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas). Depois disso... tem sido... notas soltas do que me vai na alma e no coração. Teresa, aí vai um "dardo" d'além mar pra ti ...

2 - Um dardo para a Núbia Maria, cujo nome vem do Egito e significa: Terra do Ouro e que com tanta competência divulga as belezas do Amazonas no blog: Biarates no Amazonas.

3 - Outro dardo para além mar: Novas Tecnologias na Formação de César Teixeira.

4 - Su Gutierres é uma gáucha que merece mtos dardos pelo excelente trabalho que realiza.

5 - Este é um blog que pretende discutir e trocar experiências sobre inclusão, tecnologias assistivas, design, ergonomia, ergonomia cognitiva, comunicação alternativa, objetos de aprendizagens, ensino a distância... enfim questões relativas a educação em todos os níveis. Regina Heidrich, outra gaúcha, nos presenteia com Inclusão Utilizando as TIC's.

6 - Gládis Leal dos Santos merece um dardo com o Intercâmbio de Idéias no Ciberespaço do Palavra Aberta.

7 - FísicAnimada é um espaço de divulgação do trabalho do grupo Fisicanimada que estuda a utilização de simulações de experimentos de Física para fins didáticos. Um dardo para vocês e parabéns pelo trabalho!!!

8 -
Espaço de comunicação sobre Weblogs em educação, WebQuests, WebGincanas e outros recursos TIC, além de eventuais comentários sobre o que rola no mundo - este é a proposta do Aprendente do paulista Jarbas.

9 - Ordenadores en la aula do Profesor de Tecnología Educativa de la Universidad de La Laguna (España), Manuel Area é um blog" sobre los retos de la educación ante la tecnología y cultura digital" e merece um dardo.

10 - Um dardo para Educação, Matemática e Tecnologias de José Oliveira, um blog de alta qualidade em todos os sentidos.

11 - Educação, Cultura e Diversão é a proposta da galera do Educultirsão que, sem dúvida, merece o prêmio dardos.

12 - Igor Pivomar recebe um dardo pelo excelente trabalho
no seu Blog de Divulgação Científica com ênfase em Ecologia - Bafana Ciência.

13 -
Devagar, Focado e Simplificando, um dardo para De Mattar.

14 - Marco Antonio Amaral recebe um dardo pelo seu blog que "apresenta alguns ensaios voltados a discutir as diferentes possibilidades de aprendizagens com o uso das tecnologias na educação. Além disto busca fazer uma avaliação da utilização dos diferentes recursos tecnologicos neste campo".

15 -
Blog do professor Adinalzir Pereira Lamego onde estão reunidas suas pesquisas, endereços na web, imagens e outros projetos. O objetivo é simplesmente levar o conhecimento histórico a todos os habitantes do planeta e também colocar para meus alunos um espaço de reflexão sobre as minhas aulas de História - Saiba História.

Parabéns a estes blogueiros e também a todos os outros que não consegui citar aqui e que nos encantam com seu trabalho.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Biblioteca de Livros Digitais


Nasce a Biblioteca de Livros Digitais. Este projeto, iniciativa portuguesa baseada nos princípios Web2.0, disponibiliza livros infantis no formato multimídia.

"Integrado nas múltiplas acções do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler."

A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, constituíndo-se um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos que promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.

* O que oferece a Biblioteca de Livros Digitais?

Todos os interessados em inscrever-se como membros da Biblioteca têm direito a dispor de 1 Gigabyte de espaço de disco, para guardar as produções que desejem vir a publicar nos livros que mais apreciam.

Os membros do da Biblioteca de Livros Digitais têm direito a participar nos múltiplos concursos e iniciativas promovidas pela organização.

* Quem pode ser membro do clube?

Jovens entre os 8 e os 888 anos de idade interessados em:

* melhorar as competências de leitura e escrita,
* partilhar competências e saberes,
* participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século XXI.

Parabéns a esta iniciativa portuguesa. Embora o acervo ainda seja muito pequena, seu potencial de crescimento e de possibilidades é infinito.

Boas Leituras Digitais!!!!





Posts Relacionados:
Livro Online - Ensinar Ciências na Escola
Livro Clip - O livro Animado na Sala de Aula
Tikatoki - Livros Infantis
Cadernos Eletrônicos
Issuu - Criar Livros Virtuais
b-on - Biblioteca do Conhecimento Online
Manual de Ferramentas Web2.o para Professores

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

EtherPad - Editando textos colaborativamente


Esta é mais uma ferramenta para facilitar e simplificar a escrita colaborativa de textos. EtherPad possibilita a um grupo de pessoas editar, em tempo real, qualquer texto via internet.

Criar e editar um documento é tarefa simples com esta ferramenta. O documento, ao ser criado, gera um link que é mostrado no topo da página. É este link que deve ser compartilhado com as pessoas que irão colaborar na escrita do documento. Os colaboradores, quando conectados, são identificados, na barra lateral, através de uma cor que cada um recebe ao conectar-se. Esta cor também serve para identificar as alterações realizadas no texto por um determinado colaborador, ou seja, as alterações que cada usuário faz no texto são marcadas com sua própria cor, em tempo real.

Seu funcionamento é semelhante a outra ferramenta que já postei aqui no blog: ShowDocument. O diferencial do EtherPad é que as modificações são mostradas no momento em que são realizadas, não sendo necessário atualizar a página ou abrir uma versão mais recente do documento. Todos os colaboradores estão vendo e editando a mesma página, ao mesmo tempo.

A ferramenta ainda está em fase beta, para testá-la é necessário solicitar um convite enviando um endereço de e-mail válido. Testei a ferramenta e gostei muito, cumpre o que promete!

Boas Escritas Colaborativas!!!





Posts Relacionados:
FlowChart - Criando Diagramas de Fluxo
Educalab - Criação Colaborativa de Conhecimento
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
ShowDocument - Ferramenta Colaborativa com Chat
VooText - Compartilhando Textos
Tumbrl - Transmitindo Informações pela Web
ShowBeyond - Contando e Compartilhando Histórias em 3D
Glypho - Continue a História

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Muxicall - Composição Musical Coletiva


"Imagine!!! "tocar" uma pintura ou "pintar" uma música ..."

Este é o convite do projeto Muxicall. Pense em sua música favorita ... Se fosse pintada resultaria em qual imagem??? Difícil saber ... Mas dá para imaginar, testar e brincar ...

Encontrei hoje o Muxicall, uma experiência sonora inusitada que tem como principal objetivo explorar conceitos relacionados à composição musical coletiva e improvisada a partir do uso da tecnologia. Esta experiência faz parte de um projeto ligado a Universidade de Aveiro, inspirado na Teoria de Newton sobre a correlação existente entre os intervalos do espectro de cores e a escala musical; assim, a idéia do Muxicall é associar as cores do espectro visível à frequência das notas musicais para a criação de uma composição musical.


Ao entrar no sítio nos deparamos com uma tela repleta de notas musicais, ao clicar nos botões ouvimos o som de uma nota musical e uma determinada cor aparece. Podemos optar entre três instrumentos musicais: piano, bateria e instrumento de corda.

Para experimentar esta deliciosa ferramenta não é necessário qualquer cadastro, basta digitar um nome de usuário que irá nos identificar enquanto estivermos utilizando-a. Cada botão representa uma nota musical e está associado a uma cor, ao clicar ouvimos o som e vemos as cores. Se mantivermos a tecla "shift" pressionada e arrastarmos o mouse sobre os botões, várias notas serão tocadas, uma após a outra, conforme o caminho que se traça, enchendo a tela de cores. A qualquer momento é possível trocar de instrumento.

Como o funcionamento da ferramenta é online, quem entrar no sítio poderá tocar junto conosco. Há um painel onde ficam listados os nomes dos usuários online. Também é possível bater um papo com quem está online, basta acessar a ferramenta de "chat" disponível na tela.

É uma experiência muito interessante, divertida, gostosa e que dá asas a imaginação.

Boas e Coloridas Criações Musicais!!!!!





Posts Relacionados:
MixWit Player - Tocador de MP3 a Moda Antiga
Educalab - Criação Colaborativa de Conhecimento
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
ShowDocument - Ferramenta Colaborativa com Chat
VooText - Compartilhando Textos
ShowBeyond - Contando e Compartilhando Histórias em 3D
Glypho - Continue a História

domingo, 4 de janeiro de 2009

XtraNormal - Criando Animações 3D

Série HQ - Post 7


Navegando pelos mares virtuais, enquanto aproveitava estes dias de feriado, encontrei uma ferramenta divertidíssima e de alta qualidade: XtraNormal. Com ela podemos criar animações 3D sem a necessidade de instalar qualquer software no computador; além disso, podemos elaborar roteiros, inserir falas, emoções e gestos, criando animações com qualidade profissional.

A facilidade de uso do XtraNormal não reflete a riqueza de detalhes e as possibilidades de personalização que podemos dar à animação. O filme produzido pode ter um ou dois personagens e suas expressões e reações podem ser perfeitamente sincronizadas às falas, já que estas falas são totalmente editáveis.


Criar roteiros, incluindo expressões faciais, diálogos e movimentos é tarefa muito simples. Da mesma forma, podemos selecionar a câmera que realizará a gravação, escolhendo fundo, música, além de decidir o tempo de duração da animação.

Para iniciar a criação é necessário realizar o registro no sítio. Logo após, devemos escolher um dos 4 modelos oferecidos e definir se desejamos realizar a animação com um ou dois personagens.


Passo 1: Escolher o ambiente, trilha sonora, atores e vozes.
Obs: Uma limitação na escolha das vozes: somente existe a opção de língua portuguesa para vozes femininas.


Passo 2: Digitar as falas de cada um dos personagens nas caixas designadas, adicionando quantos blocos de textos forem necessários (clicando no ícone "+").

Passo 3: Inserir as diferentes ações no script: ângulo da câmera, efeitos sonoros, expressões faciais, animação dos personagens e pausas. Para inserir as ações basta clicar e arrastar os ícones, localizando-as no local onde a ação deverá ocorrer.

Um recurso auxiliar nesta etapa é a "MAGICAM" que seleciona automaticamente o ângulo das câmeras.


Passo 4: Clicar em "ACTION!" para criar a animação baseada no roteiro elaborado. Nesta etapa podemos assistir a animação, conferir todos os passos, detectar os erros e modificá-los.


Passo 5: Após conferida a animação, estando tudo certo, é hora de salvar e publicar; para isso, vamos clicar em "IT'S A WRAP!"


Ferramentas

No menu à esquerda estão disponíveis diferentes ações que podem ser aplicadas nos blocos de texto. Cada ação pode ser aplicada e intercalada com as falas. São elas:


- Câmera: recursos utilizado para o diálogo e alternação entre os personagens. Estão disponíveis 10 ângulos diferentes.

- Animations: movimentos e expressões corporais que refletem o estado de espírito dos personagens.

- Expressions: expressões que refletem e destacam as reações dos personagens.

- Looks: para reforçar ações, com esta opção, é possível fazer o personagem olhar diretamente para a câmera.

- Points: posições de mãos, braços e dedos que complementam as falas dos personagens.

- Pauses: duas opções de pausa a ser adicionada entre as falas/ações.

- Sounds: efeitos sonoros para incrementar as ações.


Publicar


Depois de concluído o trabalho, é possível compartilhar a animação. Podemos realizar esta etapa de diferentes maneiras: postar o vídeo em redes sociais como Facebook e MySpace, enviar por e-mail ou utilizar o código para postar no blog. Também podemos divulgar a produção diretamente no YouTube, para isso é necessário cadastrar nossas informações da conta Google no XtraNormal.

Remixar

Outra opção do XtraNormal é a possibilidade de editar os filmes produzidos por outros usuários. Tudo pode ser alterado: personagens, ações e roteiro; porém o filme original é mantido inalterado.

O layout é bastante semelhante ao do YouTube, oferecendo opções como: assistir os vídeos já produzidos, adicionar em favoritos e denunciar vídeos com conteúdo impróprio.

Achei o serviço de alta qualidade, com recursos fantásticos. Isso abre um leque imenso de possibilidades de uso na produção de materiais pelos alunos e até mesmo pelos professores.

Boas Animações!!!!!





Posts Relacionados:
Série HQ - Educação em Quadrinhos (Post 1)
ToonDoo - Criando HQs ... muitas possibilidades! (Post 2)
Pixton - (Re)Criando Quadrinhos (Post 3)
HagáQuê - Criando Quadrinhos (Post 4)
Comiqs - Criando Quadrinhos com as Próprias Fotos (Post 5)
BitStrip - Crie Avatares e Construa a sua HQ (Post 6)