sábado, 13 de dezembro de 2008

SonoWebs - Websites em Áudio


"Uma alternativa em Língua Espanhola"

Outra alternativa para conversão de websites em áudio é o SonoWebs. Este aplicativo permite converter qualquer página ou blog (de língua espanhola) em áudio, transformando o conceito de blog mediante uma única possibilidade: a leitura em um novo conceito: a escuta.

Este sistema consiste na criação automática de um arquivo em mp3 para cada postagem do blog, assim, o leitor do blog poderá "escutar" cada uma destas postagens. O objetivo principal deste projeto é facilitar o acesso de Deficientes Visuais às informações contidas na "blogosfera". Mediante a instalção de um plugin (para Blogger, Wordpress ou outras plataformas) , em pouco minutos, podemos converter cada uma das entradas do blog em áudio ou podemos gerar um áudio a partir da simples operação "recortar / colar". Ao convertar o áudio, é gerado um código flash para ser inserido no blog.


Quem sabe logo teremos disponível em outras línguas ...

Dica: InteracTic

Boas Escutas!!!!





Posts Relacionados:
iSpeech - Lendo com os Ouvidos
ESL Vídeo - Desenvolvendo a Compreensão Auditiva
Sub Inglês - Aprenda Inglês Cantando
Yappr - Aprenda Inglês Assistindo Vídeos
FrançAventure - Aprendendo Francês de Forma Divertida
VuVox - Criando Narrativas AudioVisuais
ChinSwing - Fórum Falado
Vocaroo - Serviço de Gravação de Voz

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

iSpeech - Lendo com os Ouvidos


Navegando pelo Interactic 2.0 descobri o iSpeech, uma ferramenta gratuita, web2.0, com grande utilidade, pois possibilita converter qualquer texto escrito em áudio. Este serviço pode ser essencialmente útil à aprendizagem da Língua Inglesa. Outra possibilidade de uso pedagógico desta ferramenta pode ser no trabalho com Deficientes Visuais.



Ainda podemos converter em áudio nosso blog (desde que esteja em inglês) ou website. O funcionamento é simples e intuitivo, basta recortar e colar o texto a ser convertido na caixa de texto disponível no website e clicar em "Listen ou Embed"; ou então, fazer o upload do arquivo / sítio / blog a ser convertido. O iSpeech suporta os seguintes formatos de arquivo:


Após o arquivo ser convertido, será reproduzido automaticamente. Também podemos baixá-lo em formato mp3, obter um código HTML para inserí-lo em blogs ou sítios ou, ainda, criar um podcast.

"Leia com os ouvidos" - Pronto, agora é só sentar e escutar.

Blog do iSpeech

Boas Audições!!!!





Posts Relacionados:
ESL Vídeo - Desenvolvendo a Compreensão Auditiva
Sub Inglês - Aprenda Inglês Cantando
Yappr - Aprenda Inglês Assistindo Vídeos
FrançAventure - Aprendendo Francês de Forma Divertida
VuVox - Criando Narrativas AudioVisuais
ChinSwing - Fórum Falado
Vocaroo - Serviço de Gravação de Voz

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FlowChart - Criando Diagramas de Fluxo


"Mais uma ferramenta que incorpora o conceito de colaboração online"

FlowChart é um serviço que permite a criação de diagramas de fluxo sem a necessidade de instalar qualquer software ou plugin no computador. Além de possibilitar o desenho de diagramas e sua configuração, o FlowChart inclui a função de colaboração em tempo real entre vários utilizadores na edição dos diagramas.


A ferramenta funciona em qualquer sistema operacional e coloca à disposição uma série de recursos para que os diagramas sejam construídos de maneira rápida, simples e criativa, como: templates temáticos, áreas de trabalho formatadas em tamanhos standard (A4, A5, etc), cliparts, caixas com formatos predefinidos, linhas, curvas e muitas outras coisas. No final da edição poderemos salvar e o trabalho e exportá-lo nos formatos PDF ou PNG.


Também é possível incorporar o fluxograma criado a sítios e blogues.
O FlowChart ainda está na versão Beta (teste), assim que, para utilizar o serviço é necessário solicitar um convite e aguardar que este seja enviado por e-mail. Solicitei e aguardei alguns dias para receber-lo e, para conseguir acessar e realizar o cadastro, foi necessário utilizar o "OpenID". Porém achei esta ferramenta fácil de utilizar e bastante completa com relação aos recursos que oferece.

Bons Diagramas!!!!!





Posts Relacionados:

Dabbleboard - Lousa Digital
ExploraTree - Organize Idéias
Freeology - Organizadores Gráficos Gratuitos
Create a Graph - Comunicando Informações Visualmente
ShowDocument - Feramenta Colaborativa com Chat
VooText - Compartilahando textos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Extraindo Áudio de Vídeos do YouTube

Esta ferramenta é especialmente útil para quem deseja extarair o áudio de qualquer arquivo FLV hospedado no YouTube.


YouTube to MP3 Converter é simples e muito fácil de usar, basta inserir o link que levará ao vídeo no YouTube e escolher uma pasta, no computador, onde este áudio será salvo. A ferramenta possibilita definir a qualidade do áudio do arquivo a ser criado:
  • High — 256 kbps
  • Optimal — 192 kbps
  • Standard — 128 kbps
  • Economy — 96 kbps
Ainda é possível inserir informações na forma de "tags" para tornar mais fácil a identificação dos arquivos. Porém, esta ferramenta apresenta uma limitação: somente é compatível com vídeos do YouTube.


Existem outras alternativas, que realizam um serviço semelhante, em qualquer sítio de hospedagem de vídeos. Uma destas opções é o FLV Audio Extractor 1.04.

O funcionamento do FLV Audio Extractor é um pouco diferente da ferramenta anterior. Ele é um software que utiliza arquivos já baixados no computador para extrair o conteúdo sonoro. Funciona de forma objetiva e rápida, basta abrir o programa, carregar os vídeos favoritos, clicar em "extract" e definir a pasta onde os arquivos ficarão armazenados.

O FLV Audio Extractor ainda possui um diferencial: realiza várias conversões de uma só vez, para isso basta adicionar, na lista, os arquivos que se deseja extrair o áudio.

Boas Conversões!!!!!!





Posts Relacionados:
SPLICD - Recorte Vídeos do YouTube
BubblePly - Legendando Vídeos
Omnisio - Edição de Vídeos
VideoSpin - Editor de Vídeos
Animoto - Produção de VídeoClipe
Flektor - Super Ferramenta para Conteúdo Online
VuVox - Criando Narrativas AudioVisuais
ESL Vídeo - Desenvolvendo a Compreensão Auditiva
Vocaroo - Serviço de Gravação de Voz

domingo, 7 de dezembro de 2008

Educalab - Criação Colaborativa de Conhecimento

Navegando no Educared España encontrei esta FANTÁSTICA ferramenta - EDUCALAB. Esta aplicação tecnológica se baseia no conceito de "wiki" e nas funcionalidades web2.0 - a internet colaborativa.

EducaLab propõe uma nova maneira de escrever, de dispor as informações e de comunicar no espaço digital. As funcionalidades oferecidas pela ferramenta favorecem e incentivam a criação coletiva de conhecimento, o intercâmbio e o acesso a recursos disponíveis na rede.

Na perspectiva de hipertexto, os usuários podem gerar seus próprios espaços virtuais, criando projetos de investigação coletiva a partir da transformação da área de trabalho do computador numa espécie de mural, onde se pode adicionar textos, links, imagens, áudios, vídeos, RSS, mapas, anotações e linhas do tempo, elementos estes que podem ser constantemente recriados.

Selecionei um exemplo que demonstra a maioria das funcionalidades deste maravilhoso e criativo recurso pedagógico. Para ver, clique aqui.

Vídeo explicativo:




Vejo esta ferramenta com um grande potencial para ser explorado em aula visto que abre muitas possibilidades de expressão e comunicação a partir de uma linguagem multimídia e ainda possibilita a construção colaborativa.

Boas Criações Colaborativas!!!!!





Posts Relacionados:
MixBook - Criando um Livro Virtual Colaborativo
ShowDocument - Ferramenta Colaborativa com Chat
Thumbrl - Transmitindo Informações pela Web
DocStoc - Armazene, Compartilhe e Publique Documentos
VooText - Compartilhando Textos
Glypho - Continue a História
Asterpix - HiperTexto em Vídeo / HiperVídeo

sábado, 6 de dezembro de 2008

PopFly - Criando Conteúdo Online


Microsoft Popfly é uma ferramenta web2.0, gratuita, baseada na tecnologia Silverlight (o flash da Microsoft), constituindo-se numa maneira divertida e fácil de criar e compartilhar mashups, gadgets, jogos, páginas da Web e aplicações online. Permite criar e publicar páginas de Internet com a facilidade do Word, mas acima de tudo, permite a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de programação e html, criar "mashups" muito interessantes.

"Mashups" são misturas de várias tecnologias ou sítios numa nova página. Por exemplo quando vemos um mapa do Google com informações vindas de outro sítio (fotografias do Flickr, por exemplo) chamamos a isso um mashup.

Para utilizar o serviço necessitamos uma conta Microsoft como, por exemplo, contas do Live Messenger (hotmail). O sítio tem uma interface muito intuitiva e fácil de usar. Depois de criados os "mashups", estes podem ser partilhados por email, publicados no Facebook, Hi5, My Space, etc. Além disso o sistema fornece um códigopara colocar nos nossos blogues ou sítios.

Com o PopFly podemos:

- Criar e compartilhar Jogos com amigos.


- Construir mashups: com Popfly criador do mashup podemos tirar fotografias, RSS feeds, e muitos outros tipos de informação e combiná-las para criar a uma versão própria e personalizada da web.


- Criar uma página web


- Exibir imagens, incorporá-las em sítios, blogues , redes sociais ou transformá-las em uma barra lateral do Windows Vista (integrado com sítios de hospedagem de imagens como Flickr ou Live Space)


- Adicionar informações em mapas e compartilhá-los com amigos



Experimentei a ferramenta, criando uma página ... Realmente é muito fácil, rápido e não necessita qualquer conhecimento de programação. Gostei!!!! Há muito que explorar ainda ...


Boas Criações!!!!!





Posts Relacionados:
NeoBook - Autoria Multimídia
Skoool - Soluções Multimídia
Cuadernia - Criação de Materiais Educativos Digitais
Ardora - Criação de Atividades Escolares para Web
YacaPaca - Criando Tarefas num Ambiente Virtual

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

b-on - Biblioteca do Conhecimento Online


A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), iniciativa da UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento) de Portugal, disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicaçõe com a missão de garantir o acesso a um vasto número de publicações de natureza científica e serviços electrônicos à comunidade acadêmica e científica nacional.

Objetivos da b-on:
  • Promover o acesso eletrônico a algumas das principais fontes internacionais de conhecimento;
  • Desempenhar um papel ativo e participativo na construção da Sociedade do Conhecimento;
  • Dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos;
  • Estimular a cooperação entre as entidades do sistema acadêmico e científico nacional;
  • Facilitar a gestão da informação sobre a produção científica nacional;
  • Desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento;
  • Racionalizar custos através de uma negociação centralizada com as editoras e demais fornecedores de conteúdos;
  • Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade acadêmica e investigação científica portuguesa, potenciando o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional;
  • Ser referência no fornecimento de serviços electrônicos e produtos que respondam às necessidades dos vários grupos de utilizadores;
  • Desenvolver e assegurar uma política de preservação de modo a garantir o acesso perpétuo das publicações que disponibiliza aos seus membros.

Vale conferir ...

Boas Pesquisas!!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Phun - Simulações Físicas em 2D


Phun é um divertido e educativo software de simulações físicas, criado por Emil Ernerfeldt, a partir de sua tese de mestrado. Ele não se resume em ser apenas mais um jogo, sua proposta é pensar a Física interativa como uma tecnologia que permite desenvolver novos conceitos, usando a computação de forma criativa a partir de animações e simulações que unem arte e educação. Dessa forma, Phun combina a capacidade de resolver problemas com criatividade e arte, encantando crianças e adultos.


O software é gratuito para usos não comerciais, e pode ser baixado na própria página do programa, ou aqui (versão para Windowns, Linux ou Mac). Com ele, além de recriar situações que representem o mundo real, o professor pode alterar as variáveis a fim de adaptá-las a suas exigências. Por ser gratuito e pequeno (menos que 3 megabytes), os alunos que tiverem interesse poderão instalá-lo em suas casas e desenvolver as simulações que desejarem.

Phun pretende fazer a diferença na promoção da ciência e da arte, incentivando crianças e jovens a construção de aprendizagens significativas. Assim, Phun é um "playground" para mentes criativas, onde brinquedos podem facilmente ser criados. Veja o vídeo:




Boas Simulações!!!!






Posts Relacionados:
TryScience - Educação em Ciências
Projeto PhET - Experimentos Virtuais
Física para Todos na Web
Ludoteca - Bancada Virtual de Física