segunda-feira, 28 de julho de 2008

Geni e Genoom - Construindo a Árvore Genealógica


Navegando encontrei Geni, uma ferramenta que considerei muito interessante e que pode facilitar, aprofundar e qualificar o trabalho desenvolvido com as crianças, principalmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou, quem sabe, na disciplina de História, aliando este trabalho à construção de uma linha do tempo.

Construir a árvore genealógica não é tarefa fácil, exige tempo e muita pesquisa, especialmente quando envolve identificar ancestrais. Com o Geni é possível construir a árvore genealógica da família introduzindo apenas os nomes ou embarcar em um projeto mais sério e inserir informações como profissões, interesses, percursos acadêmicos, filmes e livros favoritos e um sem número de dados possíveis. O serviço é verdadeiramente completo e está perfeitamente à altura de qualquer software de utilização offline.

Após o registro e construção do Profile é possível:
- Enviar convite a outras pessoas;
- Adicionar fotos, vídeos e eventos;
- Postar links;
- Definir a privacidade da produção;
- Além de permitir a construção de uma linha do tempo pessoal, da familia ou dos amigos.



O aspecto do produto acabado é muito interessante e poderá ser apresentado em outros formatos que não a árvore típica. É possível, por exemplo, optar por listagens simples, alfabéticas ou por datas significativas (aniversários, casamentos, etc…). Também há a opção de imprimir a árvore genealógica.

Outro recurso extremamente interessante é a possibilidade de enviar convites a terceiros que, após aceitação do mesmo, poderão ajudá-lo a construir a árvore, dando ao serviço um ar de projeto de colaboração online.

Um pouco sobre a árvore genealógica do Geni - O serviço foi criado por antigos executivos e empregados do PayPal, Yahoo! Groups, Ebay e do Tribe e é financiado por V.C. da Founders Fund e da Charles River Venture.

Blog do Geni - aqui
Fórum do Geni - aqui


Outra opção deste mesmo serviço é o Genoom


“Genoom un lugar familiar donde descubrir, recordar y compartir los momentos de ayer y hoy”

Genoom
é um aplicativo web para criação de redes sociais e familiares privadas - Ver apresentação
No Genoom, ou usuários criam suas redes familiares a partir de sua árvore genealógica. Desta forma as familias dispõem de um ponto de encontro seguro para compartilhar informações, permanecer em contato e descobrir novos laços.
A rede tem início na árvore genealógica, dando a cada usuário uma referência de sua posição dentro desta rede (árvore). Toda a rede é privada e segura para as pessoas que dela fazem parte. Somente as pessoas convidadas por outros familiares ou por membros da rede podem ter acesso.

O Genoom, projeto da Midatel Tecnología, S.L (Barcelona) está disponível em 5 idiomas (Espanhol, Inglês dos EUA e Reino Unido, Francês, Italiano e Português Europeu e do Brasil) e é extremamente simples de utilizar. O serviço é gratuito e segundo os autores assim o será sempre apesar da promessa de novidades em termos de funcionalidades do Genoom.

Sempre que alguém for adicionado à árvore será possível enviar a essa pessoa um convite de forma que ela possa visualizar o projeto e editar os seus próprios dados ou adicionar novos familiares com os quais tenha uma relação direta. Como funcionalidades adicionais o Genoom oferece a possibilidade de criar um álbum de fotos de família com 500 fotos e a possibilidade de definir níveis de privacidade no acesso e visualização do projeto.

Apesar de possuir menos funcionalidades que o Geni, este projeto não deixa de ser uma alternativa bem interessante.

Em tempo:

Explorando um pouco mais a web encontrei este outro serviço, agora em português:

Meus Parentes é uma ferramenta muito semelhantes as anteriores além de ter um design muito fofo!

Blog Meus Parentes - aqui
Fórum Meus Parentes - aqui



E, ainda:


Zooof, a rede da família que promete:

Com o ZOOOF pode descobrir, expandir e manter os seus laços familiares!


Nós, estamos todos ligados ! Com ZOOOF, o incrível jogo , fará uma espectacular viagem de descoberta à volta do mundo. Redescobrir os familiares mais próximos , poderá honrar os anterpassados, irá escrever a sua própria biografia, partilhar o nascimento de uma criança, saber mais sobre a história da sua família e descobrir as várias religiões, convicções e cores. Encontrar laços de família com os seus heróis, os seus amigos e o passado. Ajuda a construir a maior família do mundo !
Boas construções!!!!!!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Thumbalizr - Captura de página completa


Um grande achado para bloqueiros de plantão!!!!!

Quantas vezes necessitamos capturar uma página da web e utilizamos o recurso "Print Screen" para transformá-la em uma imagem utilizável? Porém, o print sreen oferece uma grande limitação, só permite a captura daquilo que está "visível" na tela. Isso limita nossa imagem ou nos obriga a realizar intermináveis e complicadas montagens em softwares de edição para conseguirmos obter todo o "tripão" da página inteira. Também é possível realizar esta tarefa utilizando o Jing (postado em junho aqui no blog).

O Thumbalizr vem resolver este problema e facilitar esta tarefa, pois é um serviço online que possibilita fazer uma imagem de uma página completa da web, em jpg ou png, que poderá ser utilizada em blogs, apresentações, ilustrações de texto ou onde sua imaginação mandar. Para utilizá-lo, basta colocar a URL do sítio para que o utilitário capture a página por inteiro gerando uma miniatura em formato jpg ou png com diferentes opções de tamanho para download: 150, 320, 640, 800, 1024 e 1280 pixel.

Para testar o serviço utilizei a página do jornal gaúcho Zero Hora de hoje:


Mas o Thumbalizr não é a única opção para este serviço.

O Super Screenshot! promete as mesmas facilidades e funcionalidades do Thumbalizr ... e cumpre!


Outra opção é o Pearl Crescent que faz o mesmo serviço, prometendo uma maior eficiência. Funciona como uma extensão do Mozilla Firefox.


Uma quarta opção é o Screen Hunter que também é gratuito e ainda permite a edição das imagens capturadas. É ideal para capturar áreas específicas de uma página, mas a versão gratuita não aceita rolagem de tela.


Infelizmente entre os utilitários parece que ainda não há algum que atenda a todas as exigências e necessidades. Porém, existem diversas opções ...

Em tempo:
Recebi a visita da Carla Arena que, carinhosamente, deixou mais uma dica de serviço de captura de páginas:

O Kwout também permite a captura de imagens de qualquer sítio, fornecendo o link para a imagem e o código para a postagem em blogs e sítios. Além disso, é possível enviar os screenshots direto para o Flickr.



Boas Capturas!!!!!!


Posts Relacionados:
Jing - Capture e compartilhe imagem e vídeo
Gimp - Edição de imagem

quarta-feira, 9 de julho de 2008

VoiceThread - Conte a história que está por trás de uma imagem


Você já sentou com alguém, com uma caixa de fotografias no colo, mostrando cada foto e contando a história daquele específico momento? E já imaginou fazer isso virtualmente, como se estivesse ao lado da pessoa? VoiceThread torna isso possível ... e muito mais ...

VoiceThread é um serviço que associa imagens, documentos e vídeos com comentários em voz (através de microfone ou telefone), texto, arquivo de áudio ou vídeo com webcam, criando apresentações multimídias que podem ser discutidas e comentadas pelos usuários. Ainda é possível incorporar o objeto criado com o VoiceThread a uma página ou blog ou arquivar o filme para uso off-line em DVD ou reprodutor de MP3/MP4.

O serviço ainda permite a criação de inúmeras identidades a partir de uma única conta. Então, em uma sala de aula, é possível que todos os alunos participem da criação do projeto sem abrir mão de sua identidade. Também permite que um administrador envie convites e modere os comentários.

Para participar e criar o seu VoiceThread basta realizar o registro, através da criação de uma conta gratuita, e seguir os três passos básicos:

1. Upload:

Insere todo tipo de mídia na montagem. São suportadas imagens em JPG, GIF, BMP e PNG; documentos em PPT, PPS, PDF, DOC e XLS e por fim vídeos em MPEG e AVI.

A ordem de exibição é escolhida apenas arrastando os quadros que se fez upload. Podem ser adicionados títulos e links a cada imagem ou documento.

2. Comment

Este passo permite inserir comentários, explicações e indicações a respeito de cada quadro que foi colocado. São 4 possibilidades: comentários gravados em áudio no ato, exibições de webcam gravadas usando o próprio VoiceThread, balões com informações escritas e indicações feitas através de desenhos coloridos com o mouse.

É possível inserir quantos comentários quiser em cada quadro. Uma idéia interessante é narrar algo ao mesmo tempo em que se usa a caneta para exemplificar e auxiliar no vídeo — mais didático, impossível!

3. Share

Depois de terminar o material é possível compartilhá-lo. O tópico poderá ficar privado (só para você) ou então público (qualquer um pode acessá-lo). Ainda é possível escolher se serão aceitos comentários ou não, bem como se estes serão moderados (só entrarão no ar com permissão).

O link pode ser mandado por e-mail para algum amigo ou conhecido, ou então acoplado no seu site ou blog. É só clicar em "Embed" e copiar alguma das tags. Também pode ser adicionado no Orkut ou no MySpace.

Utilizei um objeto que encontrei explorando o serviço para servir como exemplo:



Achei esta ferramenta sensacional pela sua potencialidade educativa, basta usar a imaginação ... e criar ...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Asterpix - HiperTexto em Vídeo / HiperVídeo


Asterpix é um serviço online para a criação de vídeos interativos, ou seja, permite a criação de links com anotações em vídeos. Este serviço permite aos usuários criar e partilhar hipervídeos em blogues, sítios ou email como qualquer outro objeto de vídeo. A grande diferença, neste caso, é que o produto acabado permite aos seus criadores adicionar pontos de ligação a fontes de informação exteriores ao vídeo.

Durante a exibição do vídeo, retângulos pontilhados ou círculos pequenos aparecem sobre um objeto. Ao passar o mouse sobre esse círculo ou retângulo, o vídeo é pausado e aparece uma caixa com a descrição do objeto e um link para uma página relacionada a ele. Acompanhando a execução do vídeo existe uma barra lateral onde, através de um clique, é possível acessar os pontos-de-marcação onde estão localizadas as ligações.

Os vídeos utilizados no processo criativo têm origem nos sites de upload e compartilhamento de vídeos como YouTube, MySpace, Google, MTV e BrightCove. O Asterpix disponibiliza também um página de ajuda onde exemplifica a forma mais correta de adicionar ligações aos vídeos. O serviço é absolutamente gratuito.

Para fazer parte da comunidade disseminadora de hipervideos pela internet, é necessário fazer um cadastro no site. Clique aqui e faça o seu. É simples e rápido de realizar, basta definir um nome de usuário, senha, digitar o e-mail e logo na seqüência confirmar o cadastro no endereço eletrônico fornecido.

Depois de logado no sistema, a página inicial apresenta um campo de busca no site. Ao digitar o assunto ou palavras-chave sobre um vídeo de interesse, o serviço percorre os sites de upload e disponibiliza os vídeos encontrados. Escolha um deles para acionar as notas. O estilo da anotação é arrastado e posicionado em qualquer local da tela, conforme o usuário preferir. Logo em cima da tela de exibição do vídeo, encontram-se as ferramentas necessárias para a inserção de notas:
  • Para escolher um estilo de marcação no texto, em círculos ou retângulos, clique na opção Style.
  • Em Add Notes, o usuário irá incluir o comentário desejado.
  • Uma URL é necessária para direcionar aqueles que assistem ao vídeo para outras páginas da internet
  • E, por fim, deve-se adicionar tags, ou seja, palavras-chave sobre o objeto.
Fiz o meu cadastro e testei o serviço:



Vamos continuar a construção deste hipervídeo?????? Adicione um ponto de ligação ...

A internet torna-se cada vez mais interativa e, constantemente, cria conceitos novos para os usuários. Os hipertextos em imagens já eram conhecidos, mas a proposta de incluir os links em vídeos tem tudo para virar uma interessante ferramenta de ensino/aprendizagem.

domingo, 6 de julho de 2008

Animoto - Produção de Vídeoclip


Animoto é uma aplicação online que permite criar vídeos de forma muito simples mas com um resultado bastante profissional, basta seguir os seguintes passos:
  • Escolha as imagens que deseja que façam parte do videoclip;
  • Envie-as a partir do seu disco ou puxe-as da sua conta existente em serviços como o Flickr, Photobucket, Facebook ou Picasa;
  • Adicione a faixa sonora a partir de arquivos localizados no seu computador ou a partir de um repositório de músicas alojado no próprio Animoto;
  • Por último, é só clicar em “Finalize” e já está pronto … ou quase ...
A partir deste ponto, todo o trabalho é feito pelo próprio serviço. As imagens recebem animações, efeitos e mais uma magias sincronizadas com a música e ... agora sim ... pronto.


A promessa do serviço é muito interessante: "nunca são criados dois vídeos iguais".
Após criado o videoclip, o Animoto envia-lhe um email com o link para o seu vídeo que, a partir daí, estará à sua disposição. O vídeo poderá ser postado em sítios, blogs ou redes sociais. Também é possível exportar o vídeo para o YouTube.
Restrição: duração máxima de cada vídeo - 30 segundos. É possível produzir vídeos mais longos, porém isso tem um custo!!!!!

Experimentei: